19/12/2022 11:21 | Agricultura

Iteral participa da entrega de kits da roça no assentamento Padre Cícero, em Teotônio Vilela

Ação é proveniente de uma emenda parlamentar de iniciativa do deputado federal Paulão

Ascom Iteral

Alexsandra Marques, estagiária sob supervisão / Ascom Iteral

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, participou no último sábado (17), da entrega de 108 kits da roça para as famílias rurais do Assentamento Padre Cícero, em Teotônio Vilela. Os kits foram viabilizados com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Paulão.

As famílias de camponeses do Assentamento Padre Cícero receberam 108 kits, que serão usados para a melhoria no trabalho agrícola e para facilitar o escoamento da produção. Cada kit é composto por 17 itens: carro de mão, bota, chapéu, luvas, garrafa térmica, entre outros. Ao todo serão distribuídos 70 mil kits, que irão beneficiar 15 assentamentos e pré-assentamentos rurais em todo o Estado.

“A parceria com o Paulão não é de agora; ela vem de muito tempo. Paulão é um deputado identificado com a causa e ajuda muito o Iteral destinando recursos federais para os movimentos sociais, e o exemplo disso é o que estamos vivenciando hoje, com a entrega dos kits para atender à agricultura familiar. Paulão é fundamental nessa parceria com o Governo do Estado, por meio do Iteral”, explica Jaime Silva.

Para o deputado Paulão, o seu trabalho com o pequeno produtor vem de longa data. “Antes de ser vereador, que foi meu primeiro cargo público, eu sempre tive uma relação histórica com o movimento agrário. Sei que o Brasil tem uma dívida social de fazer a reforma agrária no Brasil, e a agricultura familiar é responsável por 80% do consumo de todos os produtos que temos em nossa mesa. Além de gerar emprego, fixa a família no campo, evitando êxito rural, e melhora a qualidade de vida dos pequenos produtores rurais. Portanto, é uma causa que eu tenho desde que fui vereador em Maceió, em 1997, deputado estadual e até hoje”, relata.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Gino César, agradeceu o compromisso do deputado Paulão com o desenvolvimento da agricultura familiar e assegurou o compromisso do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, de levar água potável para o consumo humano nas comunidades. “Vamos dar prioridade para os quilombos e as comunidades remanescente de quilombos, além dos assentamentos da reforma agrária, esse é o nosso compromisso”, disse Gino César.

Já coordenador da Frente Nacional de Luta (FNL), Marcos Antônio da Silva (Marrom), destacou os avanços proporcionados pelas parcerias firmadas por meio do diálogo. “Esse assentamento já existe há 8 anos, tendo aqui mais de mil famílias em pré-assentamentos. Com algumas doações e emendas parlamentares feitas para a região, já conseguimos avançar. Na rua nova, o Iteral já colocou um trator com equipamentos, intermediado pelo Jaime. Paulão trouxe esses kits da roça, que melhoram a produção. Sem falar nas parcerias que temos com o Governo do Estado e alguns municípios da região, que nos dão suporte para continuar produzindo alimentos mais baratos”, declarou Marrom.