26/11/2022 14:10 | Agricultura

Iteral participa da 14ª edição do Mumbaça Cultural em Traipu

Festa celebra o mês da Consciência Negra e integra o calendário Cultural do município

Programação contou com desfile cívico, apresentações culturais e de bandas fanfarras e da PMAL

Alexsandra Marques

Alexsandra Marques* / Ascom Iteral

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e sua equipe técnica, prestigiaram a 14ª edição do Mumbaça Cultural, promovida pela comunidade quilombola Mumbaça, em Traipu, na sexta-feira (25).

A tradicional festa quilombola é celebrada desde o ano de 1990 e foi criada por Maria de Cássia Pinheiro e Maurício Santos Correia. O evento contou com apresentação de danças tradicionais, concurso de beleza e desfile cívico.

Atualmente, a festa é uma das grandes atrações no calendário cultural do município e integra a programação do Mês da Consciência Negra. Neste ano, o Mumbaça Cultural ocorreu no período de 25 a 27 de novembro e abordou o tema “Os legados continuam”.

A programação trouxe um desfile pelas principais ruas da cidade com jovens negros que buscavam enaltecer a cultura afro e o fortalecimento da agricultura familiar e quilombola. Houve também revelação de talentos, resgate da autoestima e do pertencimento étnico.

Dentre as atrações culturais a banda da Polícia Militar interpretou vários clássicos da música popular brasileira; enquanto que as bandas de fanfarra local enalteceram os grupos afro culturais como a capoeira, banda e dança afro.

O presidente da Associação Ganga Zumba e atual secretário municipal de Igualdade Racial de Traipu, Manoel Oliveira, dedicou uma homenagem ao diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, e para o vice-governador eleito Ronaldo Lessa, em reconhecimento aos serviços prestados às comunidades quilombolas do Estado de Alagoas e em prol da agricultura familiar, e ainda, devido ao apoio nas ações do Quilombo Mumbaça.

Jaime Silva agradeceu a homenagem, assegurando a parceria com o Iteral, que estará sempre trabalhando na valorização e o desenvolvimento dos povos tradicionais.

OUTROS EVENTOS

O fim de semana também foi marcado por outras duas programações especiais organizadas por comunidades quilombolas, que receberam o apoio da assessoria técnica dos núcleos quilombolas e indígenas do Iteral.

No sábado (26), ocorreu a 13ª Edição Carrasco Cultura na comunidade quilombola Carrasco em Arapiraca, onde as famílias tiveram acesso a serviços públicos oferecidos pela Defensoria Pública de Alagoas e no domingo (27) teve a 2ª Feijoada Beneficente na comunidade quilombola Jaqueira, em Anadia, com a apresentações culturais de capoeira, maculelê e teatro; leilão; palestras; e o desfile da negra bela.

*estagiária sob supervisão