Iteral participa da 14ª edição do Mumbaça Cultural em Traipu
Festa celebra o mês da Consciência Negra e integra o calendário Cultural do município

Programação contou com desfile cívico, apresentações culturais e de bandas fanfarras e da PMAL
Alexsandra Marques
Alexsandra Marques* / Ascom Iteral
O diretor-presidente do
Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, e sua
equipe técnica, prestigiaram a 14ª edição do Mumbaça Cultural, promovida pela
comunidade quilombola Mumbaça, em Traipu, na sexta-feira (25).
A tradicional festa quilombola é celebrada desde o ano de 1990 e foi criada por Maria de Cássia Pinheiro e Maurício Santos Correia. O evento contou com apresentação de danças tradicionais, concurso de beleza e desfile cívico.
Atualmente, a festa é uma das grandes atrações no calendário cultural do município e integra a programação do Mês da Consciência Negra. Neste ano, o Mumbaça Cultural ocorreu no período de 25 a 27 de novembro e abordou o tema “Os legados continuam”.
A programação trouxe um desfile pelas principais ruas da cidade com jovens negros que buscavam enaltecer a cultura afro e o fortalecimento da agricultura familiar e quilombola. Houve também revelação de talentos, resgate da autoestima e do pertencimento étnico.
Dentre as atrações culturais a banda da Polícia Militar interpretou vários clássicos da música popular brasileira; enquanto que as bandas de fanfarra local enalteceram os grupos afro culturais como a capoeira, banda e dança afro.
O presidente da Associação Ganga Zumba e atual secretário municipal de Igualdade Racial de Traipu, Manoel Oliveira, dedicou uma homenagem ao diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, e para o vice-governador eleito Ronaldo Lessa, em reconhecimento aos serviços prestados às comunidades quilombolas do Estado de Alagoas e em prol da agricultura familiar, e ainda, devido ao apoio nas ações do Quilombo Mumbaça.
Jaime Silva agradeceu a homenagem, assegurando a parceria com o Iteral, que estará sempre trabalhando na valorização e o desenvolvimento dos povos tradicionais.
OUTROS EVENTOS
O fim de semana também foi marcado por outras duas programações especiais organizadas por comunidades quilombolas, que receberam o apoio da assessoria técnica dos núcleos quilombolas e indígenas do Iteral.
No sábado (26), ocorreu a 13ª Edição Carrasco Cultura na comunidade quilombola Carrasco em Arapiraca, onde as famílias tiveram acesso a serviços públicos oferecidos pela Defensoria Pública de Alagoas e no domingo (27) teve a 2ª Feijoada Beneficente na comunidade quilombola Jaqueira, em Anadia, com a apresentações culturais de capoeira, maculelê e teatro; leilão; palestras; e o desfile da negra bela.
*estagiária sob supervisão
Editorias
Acervos especiaisAcervos especiais
Agricultura
Alagoas Contra Fake
Assistência Social
Capacitação
Cidadania
Concursos
Cotidiano
Covid-19
Cultura
Desenvolvimento Econômico
Desenvolvimento Humano
Direitos Humanos
Editais e vagas
Educação
Emprego e Inclusão Social
Esporte
Gestão e Finanças
Governo de Alagoas
Governo Trabalhando
Infraestrutura
Institucional
Justiça e Controle Interno
Meio Ambiente
Nota Fiscal Cidadã
Órgãos colegiados
Personalidades
Planejamento e Gestão
Primeira Infância
Saúde
Segurança
Serviços
Tecnologia e Inovação
Transporte
Turismo
Utilidade Pública
Vice-Governadoria