27/12/2022 16:09 | Tecnologia e Inovação

Itec Alagoas é certificado com selo internacional ISO 9001

Representada pela ABNT, a norma é a mais utilizada no mundo, por sua relevância e abrangência


Certificação internacional garante qualidade nos produtos e serviços executados pelo Instituto

Ilustração Itec


Isaac Moraes/ Ascom Itec Alagoas

O ano de 2022 finaliza com chave de ouro para o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec). O principal órgão de TI do Governo de Alagoas conseguiu a supervisão da certificação internacional de normas técnicas ISO 9001, que garante qualidade nos produtos e serviços executados pelo Instituto.

 

Representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a ISO (International Organization for Standardization) é a norma mais utilizada no mundo, por sua relevância e abrangência. O sistema traz confiabilidade, reconhecimento internacional, melhoria no desempenho de produtos e serviços, satisfação dos clientes, investimentos mais assertivos, além de melhoria na imagem das organizações, nesse caso para o Itec e todo o Governo de Alagoas.

 

“Essa certificação, fruto de um trabalho comprometido da equipe do Itec, será de suma importância para as evoluções que estamos projetando para o Instituto em 2023. Vem também confirmar a nossa sincronicidade junto ao Governo de Alagoas, com a gestão Paulo Dantas, que preza pela qualidade minuciosa na entrega de produtos e serviços pelo Estado. Nós também estamos seguindo essa política e há muito trabalho para o ano que se aproxima” disse Christiano Mendonça, diretor-presidente do Itec.

 

As auditorias aconteceram desde o início de dezembro. Primeiro, o órgão realizou auditorias internas, no intuito de alinhar o que ainda faltava junto aos setores. Em seguida, aconteceu a auditoria externa, feita por certificadora credenciada.

 

“Desde o nosso primeiro contato, no ano passado, foi bom ver a evolução e maturidade que o Sistema de Gestão Estratégica do Itec adquiriu, ganhou uma robustez que só o uso traz, pois o Sistema é uma coisa viva e deu pra ver que a equipe aproveita todo o potencial da ferramenta, todo mundo comprometido com a melhoria contínua. Estão de parabéns!” disse Gustavo Constantino, auditor da LOT Internacional, uma das certificadoras que avalia a conformidade das empresas com relação às normas da ISO.

 

O Sistema de Gestão Estratégica (SGE) citado pelo auditor é uma ferramenta desenvolvida pelo Itec que atende à gestão estratégica desde seu planejamento, passando por riscos, operacional, ocorrências, documentos da qualidade, pesquisas, indicadores, reuniões com atas digitais, podendo ser assinadas digitalmente entre outras funcionalidades.

 

“Friso aqui a importância do uso contínuo do SGE pela nossa força de trabalho na obtenção do selo ISO 9001, pois é uma ferramenta que consegue monitorar todo o fluxo de trabalho das instituições, trazendo um padrão de qualidade, formatando processos e em consequência dessa formatação, otimizando o trabalho de todos. O SGE foi fundamental para o nosso sucesso” explicou Adolfo Castro, superintendente e coordenador do Escritório de Gestão da Qualidade (EGQ), Itec.

 

A obtenção do selo internacional ISO 9001 é também para a força de trabalho do Instituto um incentivo de que o Itec possui potencial para crescer cada vez mais.

 

“Essa vitória não é apenas do EGQ, mas de todos os setores e colaboradores do Itec, e só confirma que estamos no caminho certo, não apenas nas ações, processos e trabalhos que realizamos internamente, mas na nossa atuação junto a outros órgãos e secretarias, nossos clientes diretos, e consequentemente a toda sociedade alagoana” finalizou Alcimeire Costa, analista do EGQ.

 

O Itec disponibiliza o uso e suporte do SGE para toda a administração direta, indireta além de prefeituras. Para adquiri-lo, basta solicitar via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), por ofício endereçado à presidência do Itec.