22/12/2022 15:54 | Segurança

Interação com condutores, pedestres e banhistas marca o início das ações de verão do Detran

Mobilização aconteceu na Avenida Sílvio Viana e no Marco dos Corais, na Ponta Verde


Na areia da praia e nos bares, a equipe de educadores desenvolveu um quiz de trânsito e os agentes da Operação Lei Seca realizaram ações de conscientização.

Leandro Santos


Kelly Cordeiro / Ascom Detran

O verão começou, oficialmente, nesta quarta-feira (21) e o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) foi às ruas orientar a população acerca das condutas responsáveis no trânsito. Com panfletagem, jogos educativos e brindes, a equipe interagiu com banhistas, pedestres e condutores na orla de Ponta Verde, em Maceió.


A ideia, durante a campanha “Vida: Nosso Amor de Todo Verão”, é enfatizar o cuidado com os pedestres e reforçar os fatores de risco para acidentes, como álcool, velocidade e ultrapassagem em locais proibidos. Nas abordagens, o condutor que parou para o pedestre na faixa da Avenida Sílvio Viana, em frente à barraca Lopana, foi presenteado por sua atitude com um kit personalizado contendo bolsa de praia, toalha, agenda, boné e squeeze, e ainda recebeu outras orientações. Na areia da praia e nos bares, a equipe de educadores desenvolveu um quiz de trânsito e os agentes da Operação Lei Seca realizaram ações de conscientização.  


“Com essa interação nós queremos lembrar que, mesmo com as festas, viagens e visitas às famílias neste final de ano, o maior bem que você tem é a sua vida. Por isso, os cuidados no trânsito devem ser mantidos. Este ano estamos chamando a atenção para o cuidado maior com o pedestre, mas sem esquecer de reforçar as orientações acerca do consumo de álcool e os limites de velocidade”, explicou Edira Soares, Chefe de Educação para o Trânsito. A ação também foi realizada no final da tarde no Marco dos Corais.  


A campanha deve se estender até o mês de janeiro com mobilizações em outros municípios alagoanos, como Arapiraca e Maragogi, e tem o apoio de parceiros do Detran, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Projeto Moto Amiga, que doou capacetes e equipamentos de proteção para distribuição durante as ações de verão.