26/12/2022 11:52 | Tecnologia e Inovação

Instituto de Tecnologia disponibiliza tutoriais para gestores de sites estaduais

Vídeos para o auxílio da equipe estão disponibilizados no site e no Youtube do Órgão



Isaac Moraes/Itec Alagoas

O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) disponibiliza em seu portal oficial e no seu canal na plataforma Youtube, tutoriais de como administrar os conteúdos produzidos pelas assessorias de comunicação. Os gestores dos sites das secretarias e órgãos do Governo de Alagoas agora contam com uma iniciativa que traz mais comodidade no trabalho cotidiano de lidar com a plataforma responsável pelos sites governamentais.

A iniciativa surgiu no intuito de facilitar a comunicação entre a Fábrica de Sítios, setor vinculado à Gerência de Desenvolvimento do Instituto e os demais gestores de conteúdo das páginas virtuais estaduais, que muitas vezes, encontram algumas dificuldades no contato com as ferramentas.


“Os tutoriais facilitam a vida de todo mundo, tanto a nossa, técnicos da fábrica de sítios, como a dos usuários, que muitas vezes não são nativos da área da tecnologia e do webdesign. O nosso intuito foi desenvolver uma linguagem simples, objetiva e que possa, além de instruir, poder também auxiliar na resolução de problemas” explicou Meuzent Galvão, webdesign da Fábrica de Sítios Itec.


Para o assessor de comunicação do Instituto de Metrologia e Qualidade (Inmeq), Antônio Renato Barbosa, os tutoriais facilitarão e muito a vida dos gestores dos portais. 

“Acredito que seja uma iniciativa bem assertiva do Itec disponibilizar de forma prática e em plataformas que estão bem difundidas esses treinamentos. Participei do treinamento de gestor de site e tive uma experiência muito boa, senti que os tutores estão bem preparados e o conteúdo foi apresentado de maneira muito dinâmica. Ter esse conteúdo disponibilizado para consulta facilita os usuários do sistema e de certa forma insere ainda mais o nosso Instituto nos modelos de comunicação atuais” explicou o assessor de comunicação do Inmeq.

Outra grande vantagem dos tutoriais é que os administradores de site podem visualizar o conteúdo quantas vezes forem necessárias. "Nem sempre será possível lembrar de todas as funcionalidades de manuseio do site institucional explicadas durante treinamento. Ter os tutoriais à disposição nos deixa mais seguros nos trabalhos diários, pois estes também servem como uma grande ferramenta de apoio" disse Larissa Costa, que faz parte da ascom Seplag.

De acordo o assessor de comunicação da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Rodrigo Rosas, a agilidade é um dos benefícios da utilização dos tutoriais. “Os vídeos tutoriais disponibilizados pelo Itec contribuem para celeridade na utilização dos sites governamentais, facilitando as necessidades institucionais da Universidade”, disse Rosas.

No site do Itec, os tutoriais podem ser encontrados em https://www.itec.al.gov.br/servicos-fs/fabrica-de-sitios-fs/tutoriais e no canal do Youtube https://www.youtube.com/@ITECalgov/playlists - playlist “Tutoriais Sites Governo de Alagoas - Padrão 2021”.