02/05/2022 09:58 | ServiçosSegurançaSaúdeAssistência Social

Instituto de Identificação de Alagoas emite 70 carteiras de identidade para crianças autistas

Ação encerrou as atividades do mês de abril, marcado pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas)


Alagoas é um dos estados da Federação que está apto a emitir a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Ascom Poal


Aarão José / Ascom Poal

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas realizou a primeira triagem diagnóstica do autismo realizado pela Justiça Federal de Alagoas. A ação, realizada no último sábado (30/04), encerrou as atividades do mês de abril, marcado pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas).

 

O presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Justiça Federal de Alagoas, Felini Wanderley, juíz da 14ª Vara da Capital, explicou que a ação social foi estruturada para oferecer vários serviços em um único lugar a famílias de baixa renda. A expectativa é de acolher em um único dia, mais de 70 crianças com transtorno do espectro autista (TEA).



 

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1% da população mundial é autista. Teoricamente, em Alagoas devem existir cerca 33 mil pessoas com o transtorno do espectro autista. Desse total, 80% não são diagnosticadas, o que levou a comissão a fazer esse mutirão, com a participação de psicólogos, médicos e advogados para prestar assistência jurídica, equipes da SMTT, Cras e o Instituto de Identificação, com a emissão do RG”, afirmou o juiz.

 

Rita de Cássia ficou sabendo da ação por uma amiga e se inscreveu na triagem para trazer o filho, o pequeno Oliver Santana de 1 ano e 3 meses. Ela conseguiu o laudo confirmando o diagnóstico da criança e aproveitou para tirar a carteira de identidade dele já com o símbolo do autismo incluso no documento. “É muito importante para as famílias de crianças com autismo encontrar apoio em ações como essa, onde podemos resolver tudo em um único lugar”, disse a mãe.

 

Anízio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação, explicou que Alagoas é um dos estados da Federação que está apto a emitir a Carteira de Identidade da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Em casos como esse, o RG é impresso com a fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, utilizado para identificar a prioridade às pessoas com TEA.



 

“Além do símbolo, no campo de observações da carteira de identidade sai impresso o código mundial de incidência e prevalência de doenças atualizadas pela Organização Mundial de Saúde. há dois anos, o Instituto de Identificação de Alagoas vem garantindo a essas crianças e seus familiares a prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social”, afirmou Anízio Amorim.

 

Após a realização da ação, o Instituto de Identificação terá um prazo de 20 dias úteis para confeccionar os RGs físicos. Quando prontos, os documentos serão entregues na própria sede da JFAL, no bairro da Serraria, e as famílias poderão também baixar a versão on-line da carteira de identidade alagoana.