27/02/2023 15:07 | Serviços

Instituto de Identificação de Alagoas alerta para regularização do CPF para emissão da nova carteira de identidade

Reabertura do agendamento para atendimento presencial está marcada para próxima semana


Anízio Amorim, superintendente do Instituto de Identificação explicou que a escolha pelo CPF tem validade em todo território brasileiro


Aarão José / Ascom Polcal

O Instituto de Identificação da Polícia Científica de Alagoas está nos últimos preparativos para a implantação do sistema que irá emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Na próxima terça-feira (28), haverá uma reunião virtual com todos os coordenadores dos postos da rede estadual para alinhar o agendamento para atendimento presencial. 

 

Como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) passará a ser o registro geral da carteira de identidade, a Superintendência do Instituto de Identificação alerta que só poderá realizar o agendamento quem estiver com o CPF regular na Receita Federal. A implantação do novo modelo foi determinada por lei federal e pretende reduzir fraudes e a burocracia governamental. 

 

Anízio Amorim, superintendente do órgão explicou que a escolha pelo CPF tem uma justificativa importante. O número gerado pela Receita Federal é único e tem validade em todo território brasileiro, enquanto no modelo antigo, era possível qualquer pessoa emitir um RG com numeração diferente em cada estado da federação. 

 

“Estamos nos preparando para garantir ao cidadão alagoano, um atendimento rápido e seguro. Mas, alertamos que o agendamento on-line, ou o agendamento presencial nos postos do interior, só poderá ser realizado pelas pessoas que já possuem um CPF, e com ele devidamente regularizado na Receita Federal, pois se estiver irregular não será atendido, porque o sistema determinado por lei federal não permite”, afirmou o superintendente. 

 

Qualquer cidadão brasileiro, e até estrangeiros pode solicitar pela internet a 1ª ou 2ª via do CPF. O serviço é totalmente gratuito, funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados, mediante preenchimento de um formulário disponível na página oficial da Receita Federal na internet. 

 

Caso o sistema on-line para emissão do CPF não estiver funcionando, o solicitante pode se dirigir até uma unidade da rede conveniada. São credenciadas para este serviço os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Correios, mas neste caso será cobrado uma taxa de R$ 7 para emissão do CPF. 

 

Todos os Estados têm até o mês de março para passar a emitir obrigatoriamente o novo modelo de carteira de identidade. Mas, segundo o superintendente, a população não precisa correr para fazer a troca dos modelos, o atual documento tem validade de 10 anos para ser substituído em todo o país.  

 

Na próxima semana, o Instituto de Identificação de Alagoas irá anunciar a reabertura dos agendamentos on-line e presencial para atendimento nos postos da capital e do interior do estado. A expectativa é que no dia 6 de março, as unidades, que compõem a rede do órgão, sejam reabertas para receber o público.