15/02/2023 14:57 | Educação

ENSINO SUPERIOR

Inscrições para o Sisu 2023 iniciam nesta quinta-feira (16); confira as vagas em Alagoas

Seleção garante o ingresso de estudantes nas universidades públicas estaduais e federais

Joyce Andrea* / Ascom Seduc

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 e desejam ingressar em uma universidade pública devem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta quinta-feira (16). A seleção é gratuita e vai até o próximo dia 24 de fevereiro, com resultado previsto para o dia 28. Basta acessar o site https://acessounico.mec.gov.br/sisu e submeter a nota do Enem para a universidade e curso pretendido.

Em Alagoas, estão sendo ofertadas 7.788 vagas para 175 cursos de graduação nas instituições estaduais e federais. E os ex-alunos da rede estadual podem concorrer na reserva de vagas exclusiva para estudantes de escolas públicas.

Só podem concorrer os candidatos que obtiveram nota acima de zero na prova de redação do Enem 2022. O estudante também não pode ter participado do Exame na condição de "treineiro".

Cada candidato pode se inscrever no Sisu em até duas opções de vaga, sinalizando a ordem de preferência pela universidade, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência. Só será possível alterar essas opções durante o período de inscrição. O Sisu vai validar a classificação do aluno com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.

Confira as vagas:

Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - A maior instituição de ensino superior de Alagoas está ofertando 5.423 vagas para 109 cursos de graduação, em todos os campis do estado. Destas, 2.900 vagas serão preenchidas já no primeiro semestre de 2023, e o restante, no segundo semestre. A universidade reforça que não realizará edições do Sisu no meio do ano. Neste caso, as inscrições devem ser feitas nesta edição para os dois semestres. A instituição prevê um sistema de cotas para estudantes de escola pública, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) - São 1.155 vagas para 34 cursos de graduação espalhados por seis campi da instituição. São eles: Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. A Uneal destaca que serão reservadas 50% (cinquenta por cento) das vagas de cada curso para estudantes oriundos de escolas públicas, segundo a lei de cotas.

Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Para o instituto federal, são 810 vagas em 22 cursos de graduação. Na seletiva, o Ifal garante uma reserva de 70% (setenta por cento) de suas vagas para alunos oriundos da rede pública de ensino. As demais oportunidades são destinadas aos candidatos de ampla concorrência. Esta edição é para os cursos e vagas ofertados pela instituição neste primeiro semestre.

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) - Referência em educação na área da saúde, a instituição está oferecendo 400 vagas em 10 cursos de graduação, nas modalidades bacharelado e superior em tecnologia. Na universidade, são oferecidos os cursos de Alimentos, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gestão Hospitalar, Medicina, Radiologia, Segurança no Trabalho, Sistemas para Internet, e Terapia Ocupacional. Também na Uncisal, há a reserva de 50% (cinquenta por cento) das vagas para alunos oriundos da rede pública de ensino

*Sob supervisão