04/11/2022 16:27 | Educação

Inscrições para o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Ensino são prorrogadas

Evento visa incentivar o protagonismo juvenil com a exposição de projetos e ações desenvolvidas pelos alunos

Evento terá ações nas áreas de ciências, tecnologia, cultura e protagonismo juvenil

Thiago Ataíde e Valdir Rocha / Ascom Seduc

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Os estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas podem realizar as inscrições para o 6º Encontro Estudantil até a próxima terça-feira (8). O credenciamento deve ser feito no site da secretaria (www.educacao.al.gov.br) e as apresentações ocorrem nos dias 22 e 23 de novembro em Maceió, no Ginásio Lauthenay Perdigão, no bairro do Trapiche. O momento tem como objetivo evidenciar o protagonismo juvenil com a exposição de projetos e ações desenvolvidas pelos alunos.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, o Encontro Estudantil é a oportunidade que os estudantes têm para expor suas produções e mostrar o talento e a criatividade.

Vasconcelos ainda destaca a importância da participação de alunos e professores. “Serão dois dias repletos de ações nas áreas de tecnologia, cultura, protagonismo juvenil e muita interatividade entre toda a rede estadual de ensino. É importante a participação dos docentes e estudantes, inscrevendo seus projetos e mostrando a qualidade de nossas produções”, disse.

Nesse ano de 2022, o evento traz como novidade a exposição de práticas inspiradoras do Programa Professor Mentor, uma iniciativa inovadora para todo o país.

Modalidades

Tendo como tema o estudo dos direitos humanos e democracia nos 200 anos da independência do Brasil, o evento contará com 14 modalidades:

Feira de Ciências do Estado de Alagoas- Feceal, a qual se subdivide em Mostra de Ciências, Tecnologia e Inovação (MECTI), Mostra de Robótica e Programação e Arena de Cultura Empreendedora;

Festival Estudantil de Música de Alagoas;

Festival Estudantil de Teatro de Alagoas;

Festival Estudantil de Dança de Alagoas;

Festival de Invenção e Criatividade – FIC;

Mostra Estudantil de Artes Plásticas;

Mostra Estudantil de Audiovisual;

Mostra Estudantil Fotografia de Alagoas;

Sarau Estudantil da Rede Estadual de Alagoas – Saereal;

Encontro Estadual de Grêmios Estudantis – Egreal;

Práticas Inspiradoras – Programa Professor Mentor/Meu Projeto de Vida;

Prêmio Edvaldo Albuquerque de Protagonismo Estudantil;

Prêmio Personalidades Negras e Indígenas;

Prêmio Professora Cenira Angélica

Os alunos poderão apresentar seus projetos de forma individual ou coletiva (duplas ou grupos) sob a orientação de um professor, mas cada estudante só poderá participar apenas de uma atividade da mesma modalidade, seja individual ou coletiva.

A divulgação dos trabalhos selecionados nas Gerências Regionais de Educação (Geres) ocorre no dia 11 de novembro. Já o resultado final dos trabalhos escolhidos sairá no dia 16 de novembro.