08/05/2023 17:39 | Educação

Encceja 2023: Inscrições para o exame de certificação de jovens e adultos iniciam em 22 de maio

Por meio do exame, jovens e adultos podem obter a certificação de conclusão dos ensinos fundamental e médio


Exame é constituído de quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea, sob supervisão

Os candidatos ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão se inscrever para a edição de 2023 da prova de certificação a partir do próximo dia 22 de maio. O exame é destinado aos jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade certa e que, a partir desta iniciativa, podem obter a certificação e, com isso, retomar a trajetória escolar.

 

As inscrições para o Encceja serão realizadas até o dia 02 de junho, por meio do portal enccejanacional.inep.gov.br. Durante o período de inscrição, caso necessário, os participantes também podem solicitar os atendimentos especializados, como prova em Braile, intérprete de Libras, assistência a deficientes físicos, entre outros.

 

O exame é constituído de quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de uma proposta de redação. Este ano, a aplicação da prova, tanto para o ensino fundamental, quanto para o médio, vai acontecer em todo o país, no dia 27 de agosto.

 

A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Para realizar a prova do ensino fundamental, os participantes devem ter ao menos 15 anos completos. Já no caso da prova do ensino médio, 18 anos é a idade mínima permitida.

 

Para mais informações, os candidatos ao exame devem acessar o seguinte endereço eletrônico .


Certificação

 

O Encceja é uma avaliação nacional para verificação de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos e um dos principais meios de certificação de conclusão dos ensinos fundamental ou médio. Os estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade certa podem usar a certificação para retornar à escola ou entrar em uma universidade.