05/05/2023 16:13 | Educação

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Mostra de Foguetes se encerram no dia 10

Competições buscam fomentar o interesse pela astronomia e astronáutica entre estudantes da Educação Básica

Lançamento de foguete é feito em área aberta

Valdir Rocha / Ascom Seduc

Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Escolas públicas e privadas de todo o país têm até o próximo dia 10 para inscrever seus estudantes na edição 2023 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Para efetuar o cadastro, o professor deve acessar o endereço app.oba.org.br e inscrever seus alunos. As provas da OBA serão no dia 19 de maio, e esta também é a data limite para o lançamento de foguetes da MOBFOG.

Promovidas pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), a OBA e a MOBFOG visam fomentar o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins. Podem participar das competições estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Alagoas

Em 2022, 303 escolas das redes pública e privada de Alagoas participaram das provas das edições 2022 da OBA e MOBFOG. Ao todo, 40.135 estudantes se fizeram presentes nas duas competições. Pela rede estadual, 7.325 estudantes de 40 escolas participaram das duas competições.

E o resultado não poderia ter sido melhor. É que Alagoas contabilizou 662 medalhas nas duas competições - 346 na OBA e 316 na MOBFOG. Pela rede estadual, foram 162 medalhas, sendo 60 na OBA e 102 na MOBFOG. Destas 162 medalhas, os estudantes conquistaram 62 ouros, 55 pratas e 45 bronzes.

A edição 2022, por sinal, registrou um recorde de medalhas para o estado: foram 242 medalhas a mais, se comparado ao quantitativo da edição 2021. Já pela rede estadual, foram 52 medalhas a mais, se comparadas com as 110 do ano anterior.

Ouro

Das 62 medalhas de ouro, 29 são da Escola Estadual Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, todas na Mostra de Foguetes. O diretor Rafael Vieira celebra o resultado e destaca a importância de se participar das olimpíadas científicas.

"Competições como a OBA motivam nossos alunos, pois os mesmos são desafiados a desenvolver novas habilidades. Como consequência, passamos a ter estudantes com melhor desempenho escolar, mais motivados e que lidam melhor com o trabalho em equipe", avalia.

E a presença na edição 2023 já está garantida. "Este ano, já temos confirmados o lançamento de 18 foguetes. E também iremos participar da OBA", adianta Rafael.