09/06/2023 12:53 | Cultura

Inscrições abertas para o 2º Festival de Cinema de Arapiraca

Interessados têm até dia 7 de julho para participar; premiações envolvem 4 categorias

Festival de Cinema de Arapiraca já está com inscrições abertas

Daniel Borges /Ascom Secult com Assessoria do II Festival de Cinema de Arapiraca

As inscrições para a segunda edição do Festival de Cinema de Arapiraca já estão abertas. O evento contará com quatro mostras - "Mostra Brasil", "Mostra Nordeste", "Mostra NAVI de Cinema de Formação" e uma mostra paralela de Cinema Infantil. Os curtas-metragens inscritos devem ter até 25 minutos e ter sido produzidos a partir de 25 de janeiro de 2021.

Os produtores têm até o dia 7 de julho para participar, enviando seus projetos audiovisuais para a curadoria do festival. As premiações incluem categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Interpretação, Melhor Fotografia, Melhor Som, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Arte e Melhor Montagem.

A divulgação dos projetos habilitados e selecionados será feita no dia 6 de agosto, e o evento acontecerá entre os dias 13 e 17 de setembro de 2023, em Arapiraca. Além das exibições de filmes, o festival contará com oficinas, masterclasses e mesas de debates.

"A proposta é incentivar o cinema brasileiro, destacando o diálogo e o intercâmbio entre realizadores, além de expor reflexões sobre a democratização do acesso e os entraves enfrentados pela produção independente arapiraquense e do Nordeste", diz um dos idealizadores do Festival, Wagno Godez.

Ele reforçou, ainda, o sucesso da primeira edição do festival, e pontuou a importância da continuação do evento para a criação de conexões entre a produção local e outros centros de produção. “O festival também expressa a afirmação da cena cinematográfica local, diante da ponte fazedor e espectador. O cinema só possui fluidez quando assistido – em ambos os sentidos”, afirma.

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a iniciativa do festival é de extrema importância para o cinema alagoano e uma oportunidade valiosa para fortalecer a cultura e a economia criativa na região. "Ao apoiar essa iniciativa, estamos não apenas promovendo o diálogo entre os realizadores, mas também estimulando o acesso à produção audiovisual. É fundamental valorizar e fomentar o cinema brasileiro, criando conexões e possibilitando o crescimento dessa cena cinematográfica”, diz ela. “O Festival de Cinema de Arapiraca é uma plataforma para impulsionar talentos, compartilhar histórias e ampliar o alcance do audiovisual, permitindo que novas vozes sejam ouvidas e reconhecidas. Convido todos os produtores e entusiastas a participarem desse evento incrível, que certamente deixará sua marca na história do cinema e da cultura alagoana e do país."

O Festival de Cinema de Arapiraca é uma realização do Núcleo do Audiovisual de Arapiraca (NAVI), em parceria com a Associação de Artistas de Massaranduba (AAMA), Arte Camaleão e Filmes de Bananola. O apoio é da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Os interessados podem conferir o regulamento e a ficha de inscrição da segunda edição do festival no site oficial: festivaldecinemadearapiraca.com. Fique por dentro das novidades do evento seguindo o perfil do Instagram @festivaldecinemadearapiraca.