Iniciativa da Seplag, Programa Alagoas Mais Digital irá contemplar 12 projetos
Alagoas atua como protagonista na agenda digital do Brasil
Modernização da gestão por meio do Programa Alagoas Mais Digital irá repercutir positivamente na vida dos cidadãos, diz pesquisa
Ascom Seplag
Ascom / Seplag
Com foco no aprimoramento dos serviços
públicos e dos sistemas digitais na prestação destes serviços, o Governo de
Alagoas publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) da quarta-feira (22), a Lei
nº 8.691, autorizando a contratação de operação de crédito externo junto ao
Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 15 milhões de
dólares. O recurso será utilizado na implementação do Programa Alagoas Mais
Digital, uma iniciativa liderada pela Secretaria de Estado do Planejamento,
Gestão e Patrimônio (Seplag).
Alagoas foi o primeiro estado a aprovar a Carta Consulta do programa junto ao Ministério da Economia e avança para ser o segundo a ter acesso à linha de crédito; o primeiro foi o Ceará. De acordo com a secretária Renata dos Santos, a transformação digital dos serviços públicos tem como finalidade tornar a gestão estadual mais ágil e mais transparente, promovendo a desburocratização dos serviços e processos. “Ao melhorarmos a eficiência na prestação dos nossos serviços, iremos otimizar o gasto público, o equilíbrio fiscal e fortalecer a transparência administrativa, aumentando o nível de satisfação dos cidadãos. Esse programa, somado ao Progestão e ao Profisco que também estão em curso, fará de Alagoas um case de sucesso na transformação digital”, avalia a gestora, ao ressaltar o protagonismo de Alagoas na agenda digital do Brasil.
Números
Segundo uma pesquisa realizada pelo BID e divulgada no ano passado, 51% da população alagoana acredita ser importante que o governo do estado disponibilize serviços digitais. E considerando que 67,1% dos domicílios particulares permanentes têm acesso à internet, conforme dados do IBGE, a modernização da gestão por meio do Programa Alagoas Mais Digital irá repercutir positivamente na vida dos cidadãos.
É o que reforça o superintendente de Modernização e Gestão da Qualidade da Seplag, Thiago Ávila. “Vai trazer não só melhorias das capacidades dos funcionários, mas também avanços do serviço público na forma digital. São vários projetos, dentre eles nas áreas de Educação e Saúde, a modernização do SEI! e da nossa plataforma de serviços digitais para a entrega de serviço ao cidadão ser plenamente digital”, diz.
Quando em atividade, o Alagoas Mais Digital contemplará 12 projetos com foco na Educação, na Saúde, Gestão Pública, na melhoria de serviços ao cidadão e na modernização de Tecnologia da Informação.
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