31/03/2023 13:29 | Saúde

Infectologista da Sesau alerta que vacinação é a forma eficaz de se proteger contra a meningite

Imunizantes estão disponíveis em todos os postos de saúde dos 102 municípios alagoano durante todo o ano


Vacinas contra meningite estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde municipais

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

“A meningite é uma doença potencialmente grave, que se caracteriza pela inflamação das meninges e que tem como sua principal forma de prevenção a vacinação”. O alerta é do infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renée Oliveira, ao ressaltar que os pais devem manter atualizada a caderneta de vacinação de seus filhos, uma vez que as vacinas são disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser encontradas nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos.


Segundo Renée Oliveira, a vacina meningocócica C, pneumocócica 10-valente conjugada e pentavalente estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município em qualquer época do ano. “Por isso, não é necessário esperar a campanha nacional para realizar a imunização”, explicou o médico.


O infectologista da Sesau destacou que a forma mais grave da doença, Meningite Meningocócica, é um tipo de meningite bacteriana, provocada pela meningococcal. “No Brasil, a bactéria mais prevalente é a meningococcal tipo C”, ressaltou.


Renée Oliveira reforçou que a principal forma de prevenção é a vacinação, que está presente no nosso calendário vacinal. “O Brasil é uma referência mundial em vacinação e a população deve procurar os postos de saúde com seus filhos e seguir o calendário vacinal de forma correta, assegurando assim a segurança de todos”, destacou.


Sintomas e Transmissão

O infectologista da Sesau ressaltou, ainda, que os sintomas comumente associados à meningite são febre, mal-estar, vômitos, náuseas, dor de cabeça e rigidez na nuca, a ponto do paciente não conseguir encostar o queixo no peito. “Em caso de meningococcal, a doença também pode provocar manchas vermelhas pelo corpo”, pontuou o especialista.


Quanto às formas de transmissão, a meningite pode acontecer através do contato com alimentos e água contaminados, na sua forma viral, e através da respiração, em sua variação bacteriana. “O paciente ou os pais, ao perceberem os sintomas, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima da residência o quanto antes. Caso seja necessário, o paciente será transferido para os hospitais especializados para receber os cuidados adequados”, orientou o infectologista.


O médico também lembrou que em casos de contato com uma pessoa que foi diagnosticada com a meningite, é necessário procurar orientação médica, para a utilização de medicamentos, conforme o caso, para evitar o desenvolvimento de um quadro da doença. “A meningite é uma doença grave, porém, é prevenível e tratável quando identificada em tempo hábil. Por isso é importante o trabalho em conjunto das autoridades de saúde pública e da população, que deve se conscientizar e se imunizar”, reforçou Renée Oliveira.   


Dados Epidemiológicos

Em Alagoas, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), no período de janeiro a dezembro de 2022, foram confirmados 64 casos de meningites e 10 óbitos pela doença. De janeiro a março de 2022, foram confirmados 10 casos e um óbito e, no mesmo período deste ano, houve também o registro de 10 casos confirmados e um óbito.