21/07/2022 20:02 | Utilidade Pública

UTILIDADE PÚBLICA: Incidência da Covid-19 segue em estabilização em Alagoas

Reunião semanal foi antecipada para próxima terça-feira; Técnicos almejam confirmar tendência de queda em casos e internações


Desde o dia 16 de maio os encontros ocorrem semanalmente para a análise do panorama

Olival Santos


Bia Alexandrino / Ascom Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou mais uma reunião com a equipe do Grupo Técnico (GT) da sala de situação da Covid-19, na tarde desta quinta-feira (21). Desde o dia 16 de maio os encontros ocorrem semanalmente para a análise do panorama do novo coronavírus em Alagoas e permitiram a condução firme das decisões sanitárias. As reuniões são fundamentais para exercer a avaliação segura da real situação da emergência, combater as fakes news e outros desvirtuamentos.


O infectologista Renee Oliveira, chefe do Gabinete de Combate à Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas, afirmou que os dados sobre Covid-19 no Estado sinalizam estabilização, conforme já havia sendo observado desde o último encontro do Grupo Técnico, na última quinta-feira (14). Ele disse também que apesar disso, os cuidados sanitários como o uso de máscara em locais fechados, higienização das mãos e a vacinação não podem ser abandonados, pois o cenário ainda é pandêmico e os números de casos, internações hospitalares e óbitos ainda não começaram a cair.


Durante a reunião foi levantado também o alerta sobre a necessidade de discussão a respeito do número casos de leptospirose, doença de veiculação hídrica, que costuma sofrer elevação em sua incidência durante o período de fortes chuvas.


Dados Covid são disponibilizados diariamente

Como forma de garantir transparência, a Sesau disponibiliza diariamente, em seu hotsite, o boletim de leitos exclusivos para Covid-19, além do informe epidemiológico da Covid-19. Os dados, que são atualizados diariamente, também auxiliam a equipe técnica a realizar a análise durante as reuniões da sala de situação.

Dessa forma, a Sesau, por meio do Grupo Técnico, se mantém sempre em alerta para garantir número suficiente de leitos, capacitação profissional e protocolo de manejo nas unidades de saúde do Estado. O monitoramento da situação da Covid-19 é realizado desde 2020, no início da pandemia, e todas as semanas do calendário epidemiológico são analisadas para fins de gestão em saúde pública.


O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desta quinta-feira (21), apresenta 142 casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o Estado tem um total de 316.116 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 1.753 estão em isolamento domiciliar. Outros 306.874 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 3.717 casos em investigação epidemiológica. Foram registrados 4 óbitos em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 7.038 óbitos por Covid-19.


Já com relação à ocupação de leitos desta quinta-feira (21), dos 352 leitos criados pela Sesau para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus e por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 124 estão ocupados, o que corresponde a 35% do total. Atualmente, 33 pacientes estão em leitos de UTI, nenhum paciente está ocupando os leitos Intermediários e 91 estão internados nos leitos de Enfermaria.

Estiveram presentes na reunião do Grupo Técnico da sala de situação da Covid-19, que foi criado em 2020 com o início da pandemia do novo coronavírus, o gerente do Laboratório Central de Alagoas, Anderson Brandão; o chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira; a gerente de Ações Estratégicas, Sylvana Medeiros; o gerente de Controle e Vigilância das Doenças Transmissíveis, Diego Hora; a coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Resposta em Vigilância em Saúde, Waldinéia Silva; Carlos Eduardo da Silva, assessor técnico de Vetores, Zoonoses e Fatores Ambientais da Sesau; e Luciana Pacheco, médica infectologista do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.