01/06/2023 15:59 | Desenvolvimento Econômico

Incentivos fiscais do Governo de Alagoas atraem mais de R$123 milhões em investimentos

Novas empresas devem estimular a geração de mais de dois mil postos de trabalho diretos e indiretos

William Makaisy / Ascom Sedics

Captação de novas indústrias, geração de empregos e incentivos fiscais arrojados. Unindo esses critérios, a Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), concedeu, na manhã desta quinta-feira (1º), incentivos fiscais para sete empresas. Juntas, irão investir mais de R$123 milhões no estado. A medida deve estimular a geração de cerca de 426 empregos diretos e 1.821 indiretos.

Os incentivos foram autorizados durante a 4ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) em 2023. Durante o encontro foi deliberada a aprovação de incentivos fiscais para sete empresas, com os investimentos mais altos ficando a cargo de empresas do segmento turístico.

O maior investimento contempla a empresa RITZ BSM Administração Hoteleira LTDA, que pretende se instalar no município da Barra de São Miguel e, com os incentivos fiscais cedidos pelo Governo de Alagoas, deve investir mais de R$ 45 milhões no estado, garantindo a geração de cerca de mil empregos, entre diretos e indiretos. Já a JP Empreendimentos Hoteleiros LTDA, que vai se instalar no município de Porto de Pedras, projeta um investimento de mais de R$ 37 milhões e a criação de 540 postos de trabalho.

Segundo a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Caroline Balbino, a atração de novas indústrias para o estado é fundamental para a geração de emprego e renda em Alagoas.

“Nos reunimos mais uma vez para conceder incentivos fiscais para empresas que vão fomentar ainda mais a economia do nosso estado. Com transparência, solidez fiscal e o incremento dos nossos diferenciais competitivos, Alagoas vem se consolidando como estado ideal para investimentos. E o foco do nosso trabalho é esse - criar as condições ideais dentro do estado para continuar atraindo mais negócios e gerando emprego e renda para os alagoanos”, pontua.

Também foram aprovados incentivos fiscais para a empresa Indústria RM LTDA, que terá sede em Arapiraca/AL; Moveplast Móveis, no município de Rio Largo; Cavalo Marinho Química LTDA, na capital alagoana; Hotel Maragogi S.A (Ibis Styles), na cidade de Maragogi, e T2J Produtos Farmacêuticos LTDA, em Maceió.

Prodesin moderno

Os benefícios concedidos pelo Governo de Alagoas integram as ações do Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin) que, em 2016, sofreu uma modernização e passou a oferecer a redução de 92% no pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na saída dos produtos industrializados. Ganharam também diferimento no ICMS, os bens destinados ao ativo fixo, a matéria-prima utilizada na fabricação de produtos e na aquisição interna de energia elétrica e gás natural.