15/03/2022 15:44 | Educação

Inauguração de escola, lançamento de novos programas e troca de experiências marcam o Avança Escola 10 em Rio Largo

Jonathan Lins

Beatriz Rodrigues, sob supervisão

Com muita música, bate-papo e apresentações culturais, o Avança Escola 10 chegou a sua 5° edição na região metropolitana, com os estudantes da 12° Gerência Regional de Educação, marcando a inauguração da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, no conjunto Jarbas Oiticica, em Rio Largo, nesta última segunda-feira (14). O encontro reuniu mais de 900 estudantes de nove escolas estaduais.

"Com muita alegria estamos nos reunindo aqui para reforçar o nosso compromisso com a educação e, de uma forma animada, realizar um momento diferente com os estudantes que são as estrelas deste evento. Vamos ouvir os alunos e relembrar os benefícios do Cartão Escola 10", reforçou o secretário de Educação, Rafael Brito.

O início desta edição foi marcado com muita animação dos estudantes da Escola Estadual Santos Dumont, que aproveitaram a oportunidade para agradecer os investimentos e prestar uma homenagem. Os alunos Adrian Braga e Vitória Cecília, da Escola Estadual Rosalvo Ribeiro, recitaram um cordel falando sobre a vida de Rafael Brito, assim como suas ações foram excepcionais na educação alagoana.

"O secretário Rafael tem uma energia muito bacana, uma pessoa que está com a gente, é próximo dos estudantes. Graças ao programa Cartão Escola 10, consegui comprar algumas coisas que queria e acredito que muitos colegas meus tenham conseguido conquistar sonhos. A gestão dele é memorável e, por isso,  fiz questão de vir aqui na frente demonstrar minha gratidão a tudo o que ele faz pela educação", ressaltou Vitória.

Com muita emoção a aluna Emilly Keilla foi até o palco falar como o programa Cartão Escola 10 foi importante para a realização do seu sonho de cursar enfermagem e incentivou seus colegas a permanecer em sala de aula, nunca desistindo de seus objetivos.

"Graças ao Cartão Escola 10 consegui pagar o meu tão sonhado curso de enfermagem. O cartão escola 10 é real, ele existe e muda vidas. Não desistam de estudar, foquem nos estudos, a rede estadual faz a gente vencer", disse Emilly, emocionada.

A Aluna Maria Eduarda Rodrigues também aproveitou o momento e dançou balé, homenageando as mulheres presentes com uma rosa, além de finalizar a apresentação cantando o hino de Alagoas.

Foca no Enem

Beneficiando milhares de estudantes do ensino médio, nesta segunda-feira foi anunciado o mais novo programa da educação de Alagoas, o Foca no Enem, que vai investir em mais de 40 mil kits com o objetivo de reforçar os estudantes que vão realizar o vestibular no final do ano.

Representando todas as alunas da rede estadual, as estudantes Cleiviane Adriel, da Escola Estadual Osória de Moura Lima e a Kethilly Maria, da Escola Estadual Claudizete Lima, foram beneficiadas com a entrega do kit menstrual, proporcionando dignidade para as meninas alagoanas, um momento histórico para a saúde feminina.

"Um programa inovador e necessário para as meninas. No mês da mulher poder receber esse kit tão importante é fantástico! Esse foi o programa mais bem feito e que valoriza ainda mais nós, alunas", acrescenta Cleiviane.