04/10/2023 14:39 | Meio AmbienteEducação

IMA inicia atividades da 2ª edição do projeto Botânico Mirim

Crianças demonstraram muito interesse em aprender mais sobre a fauna e a flora de Alagoas


Botânicos mirins assistiram palestras ministradas pelos integrantes do órgão

Ascom IMA


Laura Nascimento (sob supervisão) / Ascom IMA

Com o intuito de educar as crianças sobre a preservação e os cuidados com a natureza, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) recebeu, nesta quarta-feira (4), as turmas que integram a 2ª edição do projeto Botânico Mirim, desenvolvido pelo Herbário MAC. Diversas atividades lúdicas e educativas para os pequenos foram realizadas pelos técnicos do órgão durante a ação.


As crianças estavam com seus fardamentos de botânicos mirins e todos os kits de estudo recebidos durante a abertura da edição. A recepção aconteceu no herbário, de onde seguiram para um passeio pela sede do IMA. As visitas ocorreram também nos setores responsáveis pela proteção da fauna, gestão de unidades de conservação e educação ambiental. As crianças puderam assistir vídeos, criar produtos didáticos e participar de dinâmicas de perguntas e respostas sobre as atividades.




Entre as atividades, os botânicos mirins assistiram palestras ministradas pelos integrantes do órgão, como João Vinícius, que é estagiário de fauna. Ele explicou para as crianças a importância de respeitar os animais, e também apresentou algumas das espécies encontradas no estado. João conta que passar esse tipo de conhecimento para a meninada é muito importante. “Além de contribuir com a aprendizagem sobre a fauna e animais silvestres, esse momento influencia a comunicação do conhecimento para os pais e amigos”, diz ele.


Gabriel Alves, assessor técnico ambiental do IMA que atua nas Unidades de Conservação, apresentou para as crianças um quadro geral das ações do setor. De acordo com ele, a participação como ouvintes cria nelas uma conscientização, fazendo com que possam compreender a dependência humana de um meio ambiente preservado.




Outro momento de diversão foi quando as crianças conheceram mais sobre o laboratório do IMA. Os pequenos botânicos tiveram a oportunidade de comparar a qualidade de amostras de água com balneabilidade positiva e negativa por meio de uma câmera UV.

Durante toda a visita, as crianças demonstraram muito interesse em aprender mais sobre a fauna e a flora de Alagoas, respondendo e fazendo perguntas, e mantendo-se atentas em todos os momentos. “As crianças interagiram bastante, tiveram também bom envolvimento nas atividades propostas, compartilhando as experiências de conhecimentos prévios. E estão participando ativamente com comentários, tirando dúvidas. Então julgamos que foi bastante proveitoso”, conta Maria Helena, bióloga e consultora ambiental do IMA.


Helena fala ainda que a sensação de trabalhar com a aprendizagem das crianças é gratificante. “Ao trabalhar com meio ambiente, sempre temos o intuito de incentivar boas práticas, de contribuir efetivamente para preservação da natureza, e enxergo no botânico mirim uma grande oportunidade de desenvolver nessas crianças o senso crítico de conservação do meio ambiente”, conta.