05/06/2023 17:37 | Meio Ambiente

IMA forma a primeira turma de botânicos mirins

Projeto idealizado pela equipe do Herbário MAC foi desenvolvido em parceria com o Ronda no Bairro


Projeto contou com a participação de 16 crianças, a maioria moradora do Jacintinho e participante do projeto Pelotão Mirim

Ascom IMA


Clarice Maia / Ascom IMA

A equipe do Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), formou, nessa segunda-feira (5), a primeira turma de botânicos mirins. O projeto foi desenvolvido com atividades, internas e em campo, durante três meses. A conclusão marca a programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

 

Organizado em parceria com a Polícia Militar, por meio do Ronda no Bairro, o projeto contou com a participação de 16 crianças, sendo a maioria moradora do bairro do Jacintinho e participante do projeto Pelotão Mirim.



 

“O projeto surgiu da forma como enxergamos que é necessário ter uma ação continuada de educação ambiental, podendo abordar assuntos diversos. Relacionando aspectos da natureza, não apenas plantas e animais, mas questões como lixo, como precisamos da natureza para sobreviver, mudanças climáticas e a importância de estarmos integrados ao ambiente”, explicou a curadora do Herbário MAC, Rosângela Lemos.

 

Kauã Marley, de 14 anos, foi homenageado pela participação ativa no projeto. “É uma coisa muito importante, aprendi várias coisas sobre bichos e plantas; é uma oportunidade pra gente não ficar só em casa, sem fazer nada, e aprender mais sobre a natureza”, disse.



 

Agora, a equipe envolvida estuda as formas de como o projeto será ampliado para atender um número ainda maior de crianças. “Todos nós nos sentimos muito felizes e animados com a participação das crianças. Sabemos que dessa forma temos ainda mais condições de fazer grandes e necessárias mudanças de comportamento, para garantir a proteção ao meio ambiente. Por isso, consideramos essa uma experiência-piloto que queremos ampliar para que mais crianças possam participar”, garantiu Gustavo Lopes, diretor-presidente do Instituto.