04/10/2023 14:13 | Meio Ambiente

IMA autua Prefeitura de Barra de São Miguel por suspeita de lançamento de esgoto na Praia das Conchas

Também foram coletadas amostras da água lançada na praia, que vão passar por análise no laboratório do instituto

Infrações são consideradas graves e somam mais de R$ 80 mil de multas

Ascom IMA

Ascom / IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou, nesta quarta-feira (4), o município de Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas, por lançamento de efluentes diretamente em um trecho da Praia das Conchas, um dos pontos mais visitados por turistas e moradores. Fiscais do órgão também constataram a abertura de um canal na região da praia, que também configura uma irregularidade. As duas infrações são consideradas graves e juntas somam mais de R$ 80 mil em multas.

Técnicos da Gerência de Laboratório do IMA também acompanharam a fiscalização. Eles fizeram coletas de amostras da água que está sendo lançada no trecho de praia. O material passará por análise e o resultado deve ficar pronto em sete dias úteis.

A denúncia de um suposto lançamento de esgoto chegou ao IMA por meio das redes sociais. O órgão trabalha neste caso em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que já esteve no local e enviou ofícios à Prefeitura de Barra de São Miguel e à BRK para que prestem esclarecimentos.