13/03/2023 18:41 | Meio Ambiente

IMA/AL lança novo site e melhora acesso aos serviços oferecidos à população

Endereço eletrônico do Instituto funciona como uma plataforma que abriga conteúdo, além dos sistemas e portais do órgão



Clarice Maia

O site do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) está com uma nova cara e estrutura para atender às demandas da população. Além de reunir todos os sistemas e portais dos serviços oferecidos pelo órgão, também apresenta, de modo mais organizado, temas relativos às diversas áreas de trabalho.

 

O endereço continua igual: www.ima.al.gov.br e, através dele, qualquer pessoa pode acessar documentos, verificar conteúdos ou até mesmo fazer download de diferentes tipos de arquivos.

 

Hoje, para abrir e tramitar um processo, se defender de uma autuação ou fazer a solicitação de algum tipo de ação, não é preciso ir pessoalmente à sede do IMA/AL, basta acessar o Portal Ambiental. Para verificar as bases e dados georreferenciados basta acessar o IMAGEO. Para fazer denúncias ou verificar as praias que estão próprias ou impróprias para banho, basta baixar os aplicativos desenvolvidos pelo órgão.

 

Esses são exemplos de sistemas que são disponibilizados no site. Além deles, também é possível verificar informações sobre a estrutura interna do Instituto e fazer downloads dos mais diversos tipos de documentos, tais como os relatórios de balneabilidade e de queimadas; os editais de alegações finais; modelos de documentos; processos arquivados; relatórios estatísticos; entre outros.

 

Uma das mudanças, que também deve garantir ao usuário maior facilidade de navegação, é a organização da área chamada setores e gerências. Nela, os assuntos estão categorizados pelos temas gerais de trabalho das equipes do Instituto. É possível encontrar conteúdos relacionados ao Licenciamento, Fiscalização, Educação Ambiental, Fauna, Flora, Jurídico, Laboratorio, Gerenciamento Costeiro, Unidades de Conservação e Herbário.

 

A opção de seguir na trilha da modernização, com a adoção de portais e sistemas que virtualizaram os serviços, foi iniciada há cerca de oito anos, em 2015. Desde então, a ideia é que a tecnologia acompanhe a ampliação, melhoria e desenvolvimento da atuação das equipes técnicas. Outras inovações estão previstas e devem ser lançadas em breve, com objetivo de tornar ainda mais eficiente o atendimento às demandas da população.