12/01/2023 15:25 | Segurança

Idoso Protegido realiza operações em seis municípios alagoanos

Os tipos de violência mais verificados em 2022 foram negligência, abandono e violência patrimonial


Em dois dias foram verificadas 47 denúncias de maus-tratos a idosos, todas recebidas pelo Disque-Denúncia da SSP

Ascom / SSP


Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Chefia de Articulação Política de Prevenção e do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, realizou operação nessa quarta (11) e quinta-feira (12), com objetivo de verificar denúncias de violência contra a pessoa idosa. A ação aconteceu em Maceió, Marechal Deodoro, Satuba, Rio Largo, Arapiraca e Craíbas.

 

Segundo o chefe de Articulação de Polícia Comunitária, tenente Alex Acioli, em dois dias foram verificadas 47 denúncias de maus-tratos a idosos, todas recebidas pelo Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública.

 

“A Operação Pessoa Idosa Protegida foi uma ação de extrema relevância para a segurança pública em Alagoas, visto que demonstra o desenvolvimento de políticas de segurança e as ações estratégicas da SSP com o objetivo de prevenir e reprimir de forma qualificada a violência contra os grupos vulneráveis, especialmente, as pessoas idosas que sofrem com as mais diversas formas de violência”, afirmou.

 

Ele também destacou que ao longo de 2022 o programa Idoso Protegido recepcionou mais de 300 denúncias registradas no Disque 181, que versavam sobre violência contra os idosos. Mais de 90% das denúncias foram acompanhadas pela Polícia Militar, por meio das Bases Comunitárias, que realizaram as visitas, encaminhamentos e resgates com o apoio do Creas e do Corpo de Bombeiros Militar.

 

“Os tipos de violência mais verificados no ano de 2022 foram negligência, abandono e violência patrimonial. Os bairros de Maceió que mais apontam casos de violência foram o Vergel do Lago, Benedito Bentes e Clima Bom. Além do encaminhamento ao Creas, que faz o acompanhamento dos idosos, os casos mais complexos são encaminhados para o Ministério Público, garantindo assim a aplicação de políticas de segurança para esta população”, completou.

 

Operação

 

A ação contou com a participação das Bases Comunitárias de Segurança (BCS), da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa, da Secretaria de Prevenção à Violência (Seprev).

 

No município de Craíbas, policiais militares do 3º Batalhão e da Polícia Civil prenderam um homem de 31 anos pelo crime de maus-tratos. Conforme denúncia recebida pelo 181, o indivíduo agredia a própria mãe e a obrigava a entregar o salário.

 

A idosa, de 60 anos, estava há dois dias sem conseguir entrar em casa devido às ameaças sofridas pelo filho. As equipes policiais foram até a residência e conseguiram realizar a imobilização do homem, que foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Craíbas, para ser autuado.

 

Já em Maceió, policiais militares da Base Comunitária do Jacintinho e do Corpo de Bombeiros foram verificar uma denúncia de idoso abandonado no Vale do Reginaldo. Conforme o relato recebido pelo Disque-Denúncia, o homem aparentava problemas mentais e morava sozinho em uma residência sem condições dignas de sobrevivência.

 

Ao chegarem ao local, as equipes constataram o fato e verificaram que o homem estava deitado em um colchão na sala e se alimentava graças aos vizinhos, que sempre levavam refeições. Diante do total abandono, as equipes do Creas estão tentando localizar familiares do idoso. Enquanto isso, ele será levado para uma casa de acolhimento.