23/03/2023 17:02 | Saúde

I Simpósio Científico marca os 59 anos da Maternidade Santa Mônica

Evento vai reunir profissionais e estudantes da saúde nos dias 24 e 25 de março


Fachada do prédio-sede da Uncisal, onde acontecerá o Simpósio Científico

Pei Fon / Agência Alagoas


Ascom Uncisal

A Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), realiza nos dias 24 e 25 de março o I Simpósio Científico MESM com o tema ‘Qualificando para o cuidado de excelência materno-neonatal’.


O evento, com início marcado para às 8h do dia do aniversário da maternidade - 24 de março - , é uma realização da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e dos Programas de Residências de Saúde da MESM, e tem como propósito acolher e refletir com profissionais de saúde, docentes e discentes os principais aspectos relacionados aos cuidados materno infantil, além de trazer as potencialidades e fragilidades encontradas no serviço.


O Simpósio acontecerá no mega-auditório Dr. Djalma  Brêda, no prédio-sede da Uncisal, no Trapiche da Barra, e tem como público-alvo profissionais da saúde, estudantes de graduação e pós-graduação na área da saúde. As inscrições continuam abertas através do link: https://forms.gle/com8JRXwuTe12aBUA


Vale lembrar que no primeiro dia de evento (durante o credenciamento), cada participante deve entregar três (3) vidros de café solúvel, com tampa rosqueada, que serão entregues ao Banco de Leite da MESM.


PROGRAMAÇÃO

24 de Março de 2023

8h – Abertura

9h – 9h30 – Conferência de Abertura – Segurança do Paciente na MESM

Clarigleide Menezes de Lima: Pós em Docência do Ensino Superior; Pós Graduação Educação em Saúde para Preceptores do SUS e Pós Graduação em Saúde Pública; Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente – NSP da MESM

09h30 – 10h - Conferência de Abertura -Aspectos Legais e éticos em Ginecologia e Obstetrícia

José Humberto Belmino Chaves: Professor Titular de Ginecologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas; Professor Associado de Ginecologia da Universidade Federal de Alagoas; Membro da Câmara Técnica de Ginecologia-Obstetrícia do CFM; Presidente da Associação Brasileira de Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia; Ocupante da Cadeira 19 da Academia Alagoana de Letras

Drª. Dannyelly Dayanne Alves da Silva Costa: Presidente da ABENFO –AL, Professora auxiliar da Universidade Estadual de Ciências de Alagoas (UNCISAL); Enfermeira obstétrica MESM; Conselheira Federal de Enfermagem

 

10h – 10h30 - Intervalo

10h30 – 11h50 – Mesa Redonda: Método Canguru

Sirmani Melo Frazão: Pediatra/Neonatologista pela FMRP-USP; Mestre em Educação em Saúde pela FAMED/UFAL; Profª de Pediatria na FAMED/UFAL e Coordenadora do Método Canguru SESAU/AL.

Marta Maria de Souza Moura Queiroz: Enfermeira Neonatologista da UTI Neonatal da MESM; Graduada em Enfermagem na Faculdade SEUNE.

Manuela de Medeiros Albuquerque Lima: Terapeuta Ocupacional; Tutora do Método Canguru do Centro de Referência Estadual e Articuladora da Estratégia Qualineo da MESM.

 

12h – 14h – Almoço

14h – 15h20 – Mesa Redonda: Manejo Clínico nas Urgências e Emergências Obstétricas

Lis Daniella Araújo Pinto Oliveira: Especialista em Medicina Intensivista e Medicina Paliativa; Graduada pela Universidade Federal de Alagoas,UFAL; Médica Intensivista da UTI Materna da MESM.

 

ME.Sandra Taveiros de Araújo: Enfermeira em Saúde da Mulher; Profª Assistente UFAL; Coord. Do Programa de Residência de Enfermagem em Obstetrícia.

Camilla Gonçalves dos Anjos Araújo de Souza: Médica Ginecologista e Obstetra pelo IMIP; Obstetra Plantonista da Maternidade Escola Santa Mônica; Coordenadora da Ginecologia do Hospital da Mulher; Médica do Instituto Federal de Alagoas; Mestranda em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal pela Universidade Estadual do Ceará.

 

15h30 – 16h - Intervalo

16h – 17h20 – Mesa Redonda: Aleitamento materno: o que a ciência nos evidencia?

Andrea Maria Rocha Pinheiro: Pediatra, Neonatologista e Coordenadora do BLH MESM

Waléria Ferreira da Silva: Fonoaudióloga Especialista em MO/Disfalgia pela UFPE e Ms. em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP

Flavianne Estrela Maia: Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco; Residência de Enfermagem em Neonatologia; Supervisora de Gestão da Qualidade das UPA`s Benedito Bentes e Trapiche da Barra; Enfermeira Plantonista da Unidade Neonatal da Maternidade Escola Santa Mônica.

 

25 de Março de 2023

8h – 9h20 – Mesa Redonda: Experiências Exitosas na assistência obstétrica e neonatal

Isis Holanda Pinheiro Vilela e Maria Aline M.Reis: Médicas Residentes em Ginecologia e Obstetrícia

Itamara Barbosa Sousa: Enfermeira Residente em Obstetrícia

Adrielly Cristina de Lima Raimundo: Enfermeira Residente em Neonatologia

 

9h30 – 10h – Intervalo

10h – 11h20 – Mesa Redonda: Enfoque Multidisciplinar na Assistência as Perdas Gestacionais

Telmo Henrique Barbosa de Lima: Doutorado em Saúde Materno Infantil; Mestrado em Medicina/Obstetrícia; Especialização em Residência Médica; Especialização em Estágio de Ginecologia e Obstetrícia; Professor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, Sócio da Sociedade Alagoana de Ginecologia e Obstetrícia e Professor do Centro Universitário Tiradentes. Graduação em medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, UNCISAL.

MS. Luciana de Amorim Barros: Enfermeira Obstétrica, Professora Assistente da Universidade Federal de Alagoas, UFAL.

Regina Coeli Japiá Mota: Psicóloga da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas –UNCISAL e Secretária de Saúde de Maceió; Atuação nas áreas de Psicologia Clínica, da Saúde, Perinatal e Parental; Graduada na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE; Especialista em Saúde Coletiva (FIOCRUZ-CPqAM- PE); Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (UFP-PT); Educadora Parental (PDA-USA); Mestranda em Psicologia Clínica da Criança e Adolescente; Representante de Maceió da Campanha Nacional Maio Furta-Cor, de Promoção à Saúde Mental Materna.

 

12h – 14h – Almoço

14h- 15h20 Mesa Redonda: Cuidado à Mulher e Neonato em Alojamento Conjunto

Silvia Mara Gomes Melo: Obstetra da MESM desde 1999; Professora de Obstetrícia da UNIT e EX Professora Substituta da UFAL.

Kathleen Moura dos Santos: Enfermeira Residente – I GERES; Enfermeira da Unidade 2 da Maternidade Escola Santa Mônica; Graduada UNCISAL; Assessora Técnica COSEMS/AL; Sanitarista Coordenadora de Projetos da Diretoria de Atenção à Saúde/DAS –SMS; Apoiadora Regional a Gestão Municipal do SUS – CONASEMS; Professora Convidada da Graduação de Enfermagem e Preceptora de Saúde Mental –SEUNE e Professora Convidada e Preceptora da Residência Multiprofissional de Saúde da Família -UNCISAL ;

 

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 17h - Conferência de encerramento - Evidências científicas na assistência ao parto

Luciano Marques dos Santos: Enfermeiro; Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo; Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFs) e Enfermagem Neonatológica pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia; Professor Assistente do Curso Graduação em Enfermagem e Mestrado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Feira de Santana; Líder do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Inovação e Segurança no Cuidado em Saúde (LaPIS).