10/01/2024 15:08 | Saúde

No HRAS são acolhidos pacientes dos municípios que integram a X Região de Saúde

Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, registrou um crescimento de 20% no número de atendimentos em 2023, em comparação com o ano anterior. No total, foram atendidos 63.019 pacientes, sendo 51.775 no Pronto-Socorro, 6.232 no Centro de Referência e 5.012 na Maternidade. Os dados também mostram que foram realizados 300.720 exames laboratoriais, 7.146 consultas ambulatoriais, 1.721 partos e 3.879 cirurgias, além de mais 313 cirurgias feitas pelo Programa Zera Filas.

Maria Celeste Santos Bulhões, moradora de Delmiro Gouveia, é uma das pacientes que elogiaram o atendimento do HRAS. Ela conta que precisou da unidade duas vezes no ano passado, para fazer uma cirurgia e para acompanhar a neta, que precisou de uma cirurgia de apêndice. "Estou muito satisfeita com o atendimento que recebi do HRAS. Os médicos e colaboradores são muito atenciosos e prestativos. Eles cuidaram muito bem da minha neta", disse Maria Celeste.

O diretor-geral do HRAS, Carlos Augusto dos Anjos, destaca que o aumento no número de atendimentos reflete o compromisso do Governo de Alagoas com a saúde da população. "O HRAS é uma unidade de saúde de referência para a região do Alto Sertão. O aumento no número de atendimentos demonstra que estamos cumprindo nossa missão de oferecer um atendimento de qualidade à população", afirmou Carlos Augusto.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, também ressaltou a importância do HRAS para a população do Alto Sertão. "O HRAS é uma unidade de grande relevância social, por assegurar que os sertanejos tenham acesso a serviços de saúde onde vivem", disse Gustavo Pontes.

Perfil Assistencial e Estrutura

No HRAS são acolhidos pacientes dos municípios que integram a X Região de Saúde. Além de Delmiro Gouveia, onde está localizada, a unidade atende a população de Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas. Sua capacidade operacional é de 153 leitos, sendo 123 para internação e 30 transitórios de observação. A unidade conta, também, com Centro Cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.