23/03/2022 08:14 | Covid-19Saúde

Hospital Regional do Alto Sertão realiza primeira cirurgia eletiva após virada de chave

Procedimento cirúrgico ortopédico ocorreu na terça-feira (22) e beneficiou idoso que sofreu queda de motocicleta

Suely Melo

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado em Delmiro Gouveia, realizou, nessa terça-feira (22), a primeira cirurgia eletiva da unidade, desde que passou a ser “porta aberta” para o atendimento geral de toda população. Antes, a unidade atendia apenas casos de Covid-19.

O paciente, um idoso de 64 anos, havia sofrido uma queda de motocicleta há 10 dias e foi atendido pela equipe da unidade logo após o trauma. Com o diagnóstico identificado de fratura da base do primeiro metacarpo, a cirurgia ortopédica foi rapidamente marcada para a realização de uma pinagem percutânea, seguida da imobilização da mão.

O metacarpo representa o esqueleto da palma da mão. Ele é formado por cinco ossos iguais, de forma alongada, que se articulam com os ossos do carpo e com as falanges. Os ossos do metacarpo são numerados de I a V, a partir do polegar.

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca a importância do HRAS para os mais de 160 mil moradores da região. “A virada de chave desse hospital beneficiou a população com serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem. A estimativa é que na unidade sejam realizados, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Agora somos porta aberta para todos que necessitam de um atendimento de qualidade pelo SUS”, disse.

Participaram do procedimento os cirurgiões Samuel Ribeiro e Dyego Rosendo e os anestesistas Tarcísio Moreira e Marcelo. A alta do paciente está prevista para quarta-feira (23).