28/04/2022 15:52 | Saúde

Hospital Regional do Alto Sertão já realizou mais de 100 cirurgias desde mudança de perfil assistencial

Alteração do perfil assistencial ocorreu no último dia 11 de março e, no total, unidade assistiu 374 usuários

No total o Hospital Regional do Alto Sertão já atendeu 374 pessoas desde a mudança de perfil assistencial

Carla Cleto

Suely Melo / Ascom Sesau

O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, já realizou 139 cirurgias desde o último dia 11 de março, quando mudou seu perfil assistencial e passou a ser porta aberta para urgência e emergência. Antes, a unidade estava atendendo exclusivamente pacientes acometidos com a Covid-19.

Desde a mudança, em pouco mais de um mês, o HRAS já fez 374 atendimentos. E das 122 cirurgias realizadas, 86 foram gerais [apendicite, laparotomia, partos cesarianos e pequenas cirurgias] e 36 foram ortopédicas. No total foram feitos 105 partos normais e 53 cesarianos [que estão inclusos no número total de cirurgias].

O Hospital Regional do Alto Sertão beneficia uma população de aproximadamente 161 mil pessoas, distribuída por sete municípios que integram a X Região de Saúde. Além de Delmiro Gouveia, onde está localizada, a unidade atende a população de Inhapi, Pariconha, Água Branca, Mata Grande, Olho D’Água do Casado e Piranhas.

Investimento e Estrutura

O HRAS foi inaugurado pelo Governo de Alagoas no dia 21 de junho do ano passado. Foram investidos cerca de R$ 35 milhões na construção do equipamento de saúde. Desde sua abertura, o Hospital Regional do Alto Sertão se consolidou como unidade de referência na região para atendimentos exclusivos de casos de Covid-19, disponibilizando 10 leitos de UTI e 50 leitos clínicos.

Com a mudança de perfil, o HRAS passou a ser porta de entrada para os casos de urgência e emergência, com a realização de procedimentos especiais invasivos e de emergência de Alta Complexidade. A estrutura conta com centro cirúrgico com quatro salas para cirurgias de grande, médio e pequeno porte, além de uma sala exclusiva para partos cirúrgicos.

O setor de internação tem capacidade para 123 leitos. O hospital conta com o número total de 153 leitos, levando em conta 30 leitos transitórios de observação. Na unidade são oferecidos serviços de ortopedia, nefrologia, cardiologia, urologia, cirurgia geral e obstetrícia, além de exames por imagem.

A unidade possui estrutura para realizar, mensalmente, sete mil exames de diagnóstico complementar. Para isso, são disponibilizados exames de tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, raios-x e mamografia.