30/06/2023 14:50 | Saúde

Hospital Regional do Alto Sertão é referência em assistência ortopédica

Equipe médica salva a vida de paciente que sofreu acidente de trânsito e teve perda óssea de 13 centímetros na perna esquerda

Centro cirúrgico do Hospital Regional do Norte

Márcio Ferreira / Agência Alagoas

Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Durante o Feriado Estadual de São Pedro, a equipe de cirurgia ortopédica do Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia, salvou a vida de um homem que foi vítima de um acidente de trânsito. O procedimento de Alta Complexidade foi realizado para concluir o processo de correção de fraturas múltiplas sofridas pelo paciente, que resultaram na perda óssea de 13 centímetros da sua perna esquerda.

O paciente, que ficou ferido quando o carro em que ele trafegava se chocou contra um ônibus, também sofreu traumatismo cranioencefálico grave, fraturas no úmero e nos fêmures. No fêmur esquerdo, conforme o ortopedista do HRAS, Dyego Rosendo, o homem sofreu grave lesão da articulação e uma perda óssea de aproximadamente 13 centímetros, juntamente com o envoltório muscular adjacente.

“O procedimento foi desafiador pela quantidade de lesões e gravidade do caso. Realizamos a estabilização e alinhamento do fêmur, por meio de um procedimento denominado osteotomia para o transporte ósseo, além da montagem e conexão da perna, para futura artrodese e alongamento compensatório”, descreveu Dyego Rosendo.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Ponte de Miranda, que também é cirurgião ortopedista, ressaltou a qualidade do atendimento prestado pelo HRAS, que é referência para os moradores do Sertão de Alagoas. “Um procedimento de Alta Complexidade realizado em um hospital do interior, que está preparado para realizar intervenções de grande magnitude. Essa é mais uma prova do compromisso da gestão estadual em assegurar um atendimento ágil, eficiente e resolutivo dentro do SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou.

O gestor estadual da pasta da saúde também não poupou elogios e agradecimentos a toda à equipe que participou da cirurgia. “Toda a equipe está de parabéns e peço para que continue a prestar serviços cada vez mais eficientes ao povo sertanejo. Os profissionais envolvidos empregaram técnicas importantes durante o atendimento ortopédico prestado ao paciente operado no HRAS, possibilitando que ele venha a ter qualidade de vida após a sua recuperação”, declarou Gustavo Pontes de Miranda.