17/01/2024 16:18 | Saúde

Hospital Regional da Mata realiza mais de 56 mil atendimentos em 2023

Unidade é referência para a III Região de Saúde de Alagoas

O Hospital Regional da Mata é porta aberta e possui assistência de urgência e emergência

Carla Cleto / Ascom Sesau

Suely Melo / Ascom Sesau

O Hospital Regional da Mata, localizado no município de União dos Palmares, realizou 56.636 atendimentos e 1.352 partos no ano de 2023. A unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referência para a III Região de Saúde de Alagoas, assegurando partos humanizados e disponibilizando uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos.

Além disso, em 2023 também foram contabilizadas 5.133 internações e 2.478 cirurgias. A diretora-geral do hospital, Geany Vergeth, ressalta que a unidade oferta exames como ultrassonografia, assistência ao recém-nascido em alojamento conjunto, vacinação e todos os testes de triagem neonatal. “Nosso hospital é referência na região com o atendimento humanizado e uma excelente prestação de serviço. Além disso, também garantimos o registro de nascimento e o Cartão do SUS logo após o nascimento do bebê na nossa maternidade”, disse a gestora.

Construído pelo Governo de Alagoas e gerido pela Sesau, o Hospital Regional da Mata foi inaugurado no dia 5 de dezembro de 2020, e a maternidade funciona desde 1º de dezembro de 2022. O hospital é porta aberta, possui assistência de urgência e emergência e é especializado em clínica médica, ortopedia, neurologia, neurocirurgia, cirurgia geral e cardiovascular, nefrologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, radiologia e cardiologia. Além disso, realiza exames laboratoriais, tomografia, ultrassonografia, Raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma e hemoterapia.

Para o secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, o HRM é a garantia que os alagoanos tenham acesso a serviços de saúde na região onde residem. “O HRM assiste mais de 265 mil habitantes que residem na III Região de Saúde. Além da população de União dos Palmares, onde está localizado, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje. Ou seja, essas pessoas não precisam mais se deslocar para a capital para terem acesso aos serviços de saúde de qualidade”, explicou o secretário.