26/01/2022 15:41 |

Hospital Regional da Mata muda perfil assistencial e amplia leitos para Covid-19

Thiago Duarte

Suely Melo

Com o aumento de casos de Covid-19 e Síndromes Gripais em Alagoas, o Hospital Regional da Mata (HRM), localizado no município de União dos Palmares, mudou o seu perfil assistencial e está recebendo novos leitos para reforçar o atendimento à população. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, esteve na unidade nesta quarta-feira (26), para acompanhar de perto como está sendo feita a ampliação.

Ao todo foram implantados 32 leitos, sendo 25 Clínicos e sete de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em dezembro de 2020, o HRM chegou a receber a instalação de leitos exclusivos para o novo coronavírus, mas, com a queda da ocupação de leitos no Estado, em agosto de 2021, eles foram fechados. É importante salientar que o hospital continua recebendo pacientes com outras enfermidades e realizando exames e cirurgias normalmente.

“Hoje a gente está em União dos Palmares, no Hospital Regional da Mata. Esse hospital vem funcionando 24 horas com as portas abertas para o atendimento de pacientes de doenças diversas, mas, agora, a gente volta a ter um momento de atenção a pacientes com Covid-19, com sintomas de Síndromes Gripais. Hoje eu vim aqui para acompanhar, ao lado da direção, a ampliação dos leitos. A gente vai continuar trabalhando, eu e o governador Renan Filho, sempre preocupados com a população alagoana”, relatou Ayres.

O gestor estadual da saúde, mais uma vez, reforçou o pedido para que toda população alagoana conclua seu esquema vacinal e continue a fazer o uso da máscara, pois a prevenção é o principal meio de conter a doença. Além de afirmar que caso os pacientes precisem de um leito para o tratamento da Covid-19, o Estado não deixará faltar.

“Estamos vindo acompanhar a mudança, mais uma vez, do perfil assistencial do HRM, pois, estamos vivendo novamente uma pressão muito grande na Rede Hospitalar, em razão do aumento no número de casos da Covid-19 e de pacientes com Síndromes Gripais. Esse hospital é referência na região da Zona da Mata e vem fazendo um grande trabalho, preenchendo um vazio assistencial nessa região e, a partir de agora, estamos mudando esse perfil para o atendimento de pacientes infectados com a Covid-19 novamente. A população deve fazer a sua parte, tomando a vacina, usando máscara e sabendo que se precisar de um leito hospitalar, o Governo de Alagoas está pronto para atender”, disse.

O HRM assegura assistência a mais de 265 mil habitantes, que residem na III Região de Saúde. Além da população de União dos Palmares, onde está localizado, são atendidos moradores de Murici, Branquinha, Santana do Mundaú, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino, Jundiá, Campestre, Joaquim Gomes e São José da Laje.