14/11/2022 18:27 | Saúde

Hospital Metropolitano oferece serviço inovador e pioneiro com Escleroterapia de Varizes

Unidade hospitalar utiliza o aparelho de ultrassonografia para fazer o procedimento


Equipe medica do Hospital Metropolitano utiliza aparelho de ultrassom para realizar a Escleroterapia de Varizes

Geovana Larissa Lima / Ascom Sesau


Geovana Larissa Lima

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está oferecendo serviço inovador e pioneiro no mundo, com a aplicação da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em usurários do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade hospitalar é a primeira da rede pública alagoana a realizar esta modalidade de procedimento, que é feito com o auxílio de um aparelho de ultrassonografia e contempla pacientes com problemas não estéticos.

 

O tratamento consiste na aplicação de glicose ou espuma nas varizes e vasos sanguíneos. Os pacientes que necessitam fazer a aplicação são pessoas portadoras de varizes de longa data, que têm sintomas de dor, queimação e sensação de peso nas pernas.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a realização da Escleroterapia Ecoguiada de Varizes em um hospital da rede estadual mostra o novo momento da saúde pública de Alagoas. “Além de construir novos hospitais, o Governo do Estado tem assegurado aos alagoanos procedimentos inovadores, que até bem pouco tempo eram realizados, exclusivamente, nos hospitais privados. Essa é a prova de que trabalhar com planejamento e uma equipe capacitada tem sido a receita para revolucionar a saúde pública”, ressaltou.

 

INOVAÇÃO

 

Segundo o médico Josué Medeiros, o uso do aparelho de ultrassonografia neste tipo de procedimento é algo inovador. "Nesse tratamento cirúrgico, nós fazemos as aplicações dos esclerosantes, guiados pelo aparelho de ultrassonografia. No lugar de operar o paciente sob anestesia, nós fazemos o esclerosante diretamente no momento em que se faz o ultrassom. É um procedimento inovador e no SUS estamos sendo pioneiros em Alagoas.", afirmou.

 

Cabeleireira há muito tempo, Maria Cícera dos Santos, de 47 anos, realizou o procedimento e se sentiu aliviada por estar sendo tratada. "Eu sentia muitas dores e muito inchaço nas regiões das varizes. Estou muito feliz e satisfeita, porque já vejo o resultado. As varizes sumiram e o processo foi muito tranquilo. Agora é seguir as recomendações médicas para que elas não voltem.", salientou.

 

O diretor-geral do HMA, médico Ajax Caldas, ressaltou o empenho da equipe médica na idealização deste novo serviço implementado pela unidade hospitalar. "Conseguimos mais um marco histórico no Hospital Metropolitano de Alagoas. Esse foi o 'start'. Fomos o primeiro hospital da rede hospitalar do Estado a contar com esse tipo de procedimento e não vamos parar por aí", salientou.