22/12/2023 15:56 | Saúde

Hospital Metropolitano de Alagoas inicia atendimentos pelo Plano Emergencial de Oncologia

Lançado pela Sesau há dois meses, o plano já beneficiou 126 pacientes e realizou 16 procedimentos cirúrgicos


Ambulatório passa a funcionar no Hospital Metropolitano de Alagoas para atender pacientes com câncer

Carla Cleto e Eduardo Lira / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, começou a atender pacientes com câncer assistidos pelo Plano Emergencial de Oncologia, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em outubro deste ano. Com isso, a partir de agora, além do Hospital da Mulher (HM), no bairro Poço, e da Clínica da Família, no Benedito Bentes, a população passou a contar com mais uma unidade assistencial.

 

Desde a sua implantação, há dois meses, o Plano Emergencial de Oncologia já atendeu 126 pacientes no HM e na Clínica da Família. Deste total, 16 já foram submetidos a procedimentos cirúrgicos relacionados a tumores de mama, ginecológico, de pele e gástricos, conforme balanço apresentado pela Sesau.

 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou o compromisso do Governo de Alagoas com a população acometida por doenças oncológicas, promovendo celeridade aos atendimentos. “O Plano Emergencial de Oncologia veio para garantirmos acesso dos pacientes diagnosticados com câncer a um atendimento mais humanizado e qualificado. Nosso compromisso com Alagoas sempre será proporcionar agilidade e eficácia no atendimento de todos pacientes da Rede Pública de Saúde”, frisou o gestor da saúde estadual.

 

Contemplada

 

Entre os contemplados pelo Plano Emergencial de Oncologia está a moradora do bairro Cruzeiro do Sul, em Rio Largo, Dolores Cachete, de 40 anos, que foi diagnosticada com um nódulo no seio esquerdo. “Encontrei um carocinho no meu peito, procurei médicos em um hospital particular e me informaram que teria que fazer uma cirurgia, independente da biópsia, e fiquei em desespero porque é assustador receber o diagnóstico de um nódulo no seio. Foi quando eu vi uma postagem no Instagram da Sesau sobre o plano emergencial para pessoas que já tinham câncer e que estavam descobrindo a doença, então, corri atrás e fui incluída no plano”, relatou.


 

Dolores disse que ficou encantada com o atendimento e atenção que recebeu de todos os profissionais de saúde. A agilidade durante as consultas e realização de exames foi outro ponto destacado pela paciente.  “Na mesma semana que fiz a primeira consulta também realizei os exames pré-operatório, fiz a cirurgia e, por incrível que pareça, estou aqui com o curativo e me recuperando”, disse a paciente. Emocionada, Dolores agradece ao apoio profissional da Rede de Saúde do Estado e faz planos para o futuro com a família e os amigos. “Agora eu quero aproveitar, aproveitar cada minuto, cada segundo, porque você só valoriza a vida, as pessoas, quando você vê um risco e olhar para frente e dizer, meu Deus, eu vou perder isso? Então, eu quero aproveitar cada momento da minha vida com as minhas filhas, meu marido, minha família e meus amigos. É só gratidão! Primeiramente a Deus e a todos da Sesau”, enfatizou.


Ambulatórios Oncológicos

 

A criação dos ambulatórios oncológicos nas unidades de saúde mantidas pela Sesau é o maior conjunto de ações já realizadas em Alagoas para pacientes com câncer, oferecendo triagem, consultas e exames de imagens nas unidades. Os atendimentos acontecem na Clínica da Família do Benedito Bentes; no HM, situado no bairro Poço, e agora no HMA, no bairro Cidade Universitária.


O secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Guilherme Lopes, destacou que os resultados positivos do Plano Emergencial de Oncologia se deram pela realização das consultas nas unidades de saúde próprias do Estado. “Nós do Governo do Estado estamos muito contentes com o sucesso que está sendo o Plano Emergencial de Oncologia. Tínhamos uma fila muito grande que estava reprimida e que agora está sendo dada vazão e esperança de vida de todos esses pacientes. A novidade é que os atendimentos estão indo também para o Hospital Metropolitano, ampliando a assistência”, enfatizou.


Acesso 

 

Para ser incluído no Plano Plano Emergencial de Oncologia e ter acesso aos serviços, às pessoas diagnosticadas ou com suspeita de câncer devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de residência e agendar as consultas nos Ambulatórios de Oncologia por meio do Sistema de Regulação (Sisreg). Para o atendimento, os pacientes são acionados e convocados para realizarem as consultas, não devendo comparecer a estas unidades sem que a Sesau entre em contato e agende a data para atendimento.


 

De acordo com a gerente de Projetos Estratégicos em Oncologia da Sesau, Graciliana Swarowsky, a lista de espera do Plano Emergencial é atualizada diariamente pelos municípios. “Estamos tendo sucesso com o plano, principalmente, no que tange a rapidez entre a consulta e a cirurgia, uma vez que tem acontecido em média de 20 dias esse intervalo. Como a Lei preconiza até 60 dias, estamos conseguindo em menos de 30 dias. A lista atualiza diariamente, todos os dias os municípios registram em média de 10 a 12 pacientes. A maioria desses pacientes são oriundos dos municípios de Maceió, União dos Palmares e Rio Largo”, informou.