25/10/2023 17:36 | Saúde

Hospital do Coração Alagoano garante atendimento odontológico a pacientes internados

No primeiro semestre, foram realizados 4.345 procedimentos, incluindo 420 pré-cirurgicos

Equipe do Serviço de Odontologia em atendimento no Hospital do Coração Alagoano

Mayara Moreira

Mayara Moreira / Ascom Sesau

Além de tratar os pacientes acometidos por doenças cardíacas, o Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), assegura assistência odontológica para os usuários internados. Desse modo, o serviço está em consonância com a Lei Federal nº 2.776, que preconiza a presença de uma equipe de dentistas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) das unidades hospitalares.

A assistência odontológica no leito possibilita que o tratamento possa ser realizado pelo cirurgião-dentista em qualquer lugar, independente da condição clínica que o paciente apresente durante a internação. No primeiro semestre deste ano, já foram realizados 4.345 atendimentos odontológicos nos pacientes internados, sendo, 420, procedimentos pré-cirúrgicos.

Segundo o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, a unidade está na vanguarda da assistência, sendo uma das poucas que possuem serviço de odontologia. "A implementação da avaliação odontológica pré-cirúrgica de pacientes em hospitais, principalmente para procedimentos de alta complexidade, como transplante e cirurgia cardiovascular, é fundamental", salientou.

Para o coordenador do Serviço de Odontologia do Hospital do Coração Alagoano, Paulo César Santana, a assistência cardiológica é fundamental em uma unidade hospitalar, contribuindo para evitar problemas como a endocardite, doença cardíaca que pode ser decorrente de uma infecção dentária.

"A endocardite infecciosa é uma condição cardíaca com alta taxa de morbidade e mortalidade, tendo como origem, em 40% dos casos, infecções na cavidade oral. Diante disso, realizar uma adequação da cavidade oral prévia a qualquer cirurgia cardíaca se faz necessário, pois reduz os riscos ao paciente, gera menor tempo de internação e menor custo ao hospital", salientou o coordenador do Serviço de Odontologia do Hospital do Coração Alagoano.

De acordo com Paulo César Santana, ver o paciente na sua integralidade, é parte da visão assistencial do Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene. É neste contexto de cuidado ao paciente que se insere a equipe de dentistas do hospital. "Para isso, atuamos de forma grandiosa junto aos seus pacientes, no dia-a-dia do hospital, e trazemos qualidade de vida a todos aos que estão internados", ressaltou.