03/05/2023 18:31 | Saúde

Hospital do Coração Alagoano atinge a marca de 2 mil exames realizados

Procedimentos são fundamentais para fechamento do diagnóstico das doenças cardíacas e para o acompanhamento da evolução dos pacientes


Hospital do Coração Alagoano é referência em assistência cardiológica

Carla Cleto / Ascom Sesau


Mayara Moreira / Ascom Sesau

O Hospital do Coração Alagoano Professor Adib Jatene, situado em Maceió, e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atingiu a marca de 2 mil exames realizados. Os procedimentos são fundamentais e contribuem para o fechamento do diagnóstico de doenças cardíacas, bem como, no acompanhamento da evolução clínica dos pacientes assistidos na unidade hospitalar.

 

Entre os exames realizados estão ecocardiogramas, eletrocardiogramas, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter e ergometria. Estes procedimentos são realizados tanto em pacientes que estão em internamento no Hospital do Coração Alagoano, quanto em pacientes encaminhados previamente pelo Sistema de Regulação  (Sisreg), responsável pelas marcações de consultas e exames no Sistema Único de Saúde (SUS).


 

Com equipamentos de última geração, o hospital realiza exames de diagnóstico que ajudam no tratamento de doenças cardíacas - Foto: José Delmiro 


Os exames são oferecidos para toda a Rede Estadual de Saúde e, com isso, caso haja uma prescrição de um médico clínico ou cardiologista, o alagoano residente na capital ou no interior tem acesso aos procedimentos ofertados. Para isso, no entanto, é necessário se dirigir à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade onde reside e solicitar a marcação, portanto em mãos à prescrição médica, além do Cartão SUS, documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência.

 

Posteriormente, com o agendamento realizado, o usuário deve comparecer ao Hospital do Coração Alagoano, localizado na Avenida Menino Marcelo, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. É necessário seguir as informações que constam na marcação, como o dia e horário previamente agendado, segundo destaca o coordenador do Centro de Diagnóstico da unidade hospitalar, cardiologista Pedro Henrique Albuquerque.

 

“Estamos preparados para atender a população alagoana. Oferecemos vários tipos de exames cardiológicos que são indispensáveis para o diagnóstico de várias doenças cardíacas", salientou o coordenador do Centro de Diagnóstico do Hospital do Coração Alagoano.

 

Motivo de orgulho

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é um orgulho constatar que o Hospital do Coração Alagoano está servindo com eficiência e agilidade a população alagoana. “Foi o primeiro hospital entregue pelo governador Paulo Dantas ao povo de Alagoas. Um divisor de águas, pois nosso Estado era um dos poucos no Brasil que não contava com uma unidade hospitalar pública especializada na assistência cardiológica”, frisou.

 

Conforme o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, o objetivo da equipe multidisciplinar é trabalhar para que a unidade seja referência nacional em excelência na assistência cardiológica. “Nossa unidade funciona no sistema “porta fechada”, e conta com 52 leitos, destinados exclusivamente a pacientes cardiológicos, encaminhados por unidades de saúde da capital e do interior, como hospitais de emergência e UPAs [Unidades de Pronto Atendimento]", informou.


O Hospital do Coração Alagoano foi inaugurado no dia 2 de setembro de 2022. A unidade foi construída com recursos próprios do Tesouro Estadual e recebeu investimentos da ordem de R$ 55 milhões. Além de leitos para internação, o hospital conta com um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de Alta Complexidade para pacientes adultos e pediátricos.