24/03/2023 16:21 | Saúde

Hospital de Emergência do Agreste treina profissionais da Enfermagem sobre importância da terapia nutricional

Capacitação foi ministrada pelo médico nutrólogo Gerciano Carvalho


Treinamento foi voltado para os profissionais que atuam diretamente e diariamente com os pacientes

Carla Cleto / Ascom Sesau


Tony Medeiros / Ascom HEA

A equipe multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, está cumprindo o calendário de treinamentos com profissionais da saúde na instituição. O objetivo é explicar a importância de todo o processo de nutrição alimentar dos pacientes, que é fundamental no processo de recuperação e redução de riscos de complicações do quadro clínico.

 

Nesta quinta-feira (23’), o treinamento foi voltado para lideranças da Enfermagem. "São profissionais que atuam diretamente e diariamente com os pacientes. Então, é importante que estejam cientes da importância da condição nutricional", explicou o facilitador da capacitação, médico nutrólogo Gerciano Carvalho.

 

Ele explica que a equipe é formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. "Cada profissional, dentro da sua área de atuação, faz a avaliação necessária sobre a condição nutricional de cada paciente, para que ele possa se recuperar o quanto antes", acrescentou o médico.

 

A Terapia Nutricional é um conjunto de práticas que visa restabelecer o estado nutricional do paciente ou até mesmo mantê-lo vivo. "São observadas as condições clínicas, por meio das avaliações dos profissionais, em busca de acelerar a recuperação e reduzir riscos de novas complicações. O trabalho é feito quando a alimentação é oral e também quando ocorre por meio de sonda, em caso de necessidade específica", ressaltou.

 

A diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, salientou que a equipe apresenta as informações sobre a terapia nutricional e os profissionais tiram as dúvidas durante o treinamento. "O segredo dos nossos profissionais é estar frente a frente com as novas técnicas e informações, entender como funciona e ter disposição de colocar em prática o conteúdo repassado, sempre com foco no bem-estar do paciente" afirmou a gestora da unidade hospitalar.