08/02/2023 12:35 | Saúde

FORMAÇÃO CONTINUADA

Hospital de Emergência do Agreste investe em qualificação dos servidores na assistência aos usuários

Núcleo de Educação Permanente oferece diversos cursos, capacitações e treinamentos em 2023


José Gabriel


Tony Medeiros / Ascom Sesau

Os integrantes do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Centro de Estudos do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, estão preparando a programação de cursos e treinamentos para serem ofertados aos servidores da unidade hospitalar ao longo de 2023. 

O objetivo é investir na formação continuada dos profissionais que atuam no maior hospital público do interior de Alagoas, assegurando assistência ágil, qualificada e humanizada aos usuários dos 46 municípios que residem na II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

 

Para isso, os técnicos do NEP estão visitando os diversos setores da instituição para conversar com os profissionais, captando deles a real necessidade das equipes multidisciplinares que atuam em cada coordenação. 

Segundo o coordenador do NEP do HEA, o fisioterapeuta João Paulo Albuquerque, esta busca ativa é primordial para que os servidores apontem as necessidades e escolhas em nome do desenvolvimento profissional.

 

"Fazemos estas visitas para entender quais os efeitos positivos que os cursos podem oferecer para cada servidor e setor. Temos um ano intenso com muitos cursos, palestras e capacitações, mas que só serão importantes se estiverem em sintonia com as necessidades de cada setor e que possam, realmente, fazer a diferença em termos de conhecimento para os profissionais. Nosso objetivo é possibilitar que eles possam aplicar o conhecimento adquirido não só no Hospital de Emergência do Agreste, mas, também, em outros trabalhos e na vida pessoal", explicou João Paulo Albuquerque.

 

O coordenador do NEP do HEA salientou que a formação continuada dos profissionais é fundamental para que a engrenagem da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas funcione corretamente. “Para os servidores, aprender com a educação permanente faz com que os serviços oferecidos na instituição hospitalar sejam ainda melhores e isso resulta em uma melhor assistência voltada para os usuários", salientou o coordenador do NEP.

 

Acompanhado pelo médico Jean Rafael e pelo enfermeiro Jean Marinho, presidente e vice do Centro de Estudos do HE do Agreste, respectivamente, João Paulo se reuniu com o diretor médico do HE do Agreste, médico Vanderly Oliveira, para apresentar os primeiros resultados das reuniões nos setores. "O trabalho de educação permanente é essencial dentro do hospital. Na área da saúde o desenvolvimento é constante. Nunca paramos de estudar. Os cursos são ofertados de forma gratuita e, assim, valorizamos nossos profissionais que adquirem mais conhecimento", disse o diretor médico do HEA.


Cursos

Mais de 800 profissionais foram capacitados em 2022, por meio de atividades educacionais oferecidas pelo NEP do HEA. Foram oferecidas palestras, treinamentos e atividades sobre humanização e acolhimento, curso de Libras e comunicação inclusiva, cujos os temas fizeram parte da programação oferecida pelo HE do Agreste.

 

"É um trabalho realizado para servidores e que beneficia também os usuários dos serviços oferecidos pelo Hospital de Emergência do Agreste. A gente valoriza demais a abnegação dos profissionais que se dedicam aos cursos, palestras e treinamentos e também valorizamos a participação dos servidores, que lotam as salas de aula, com o intuito de aprender mais, em se qualificar e continuar colaborando para que o HEA continue sendo referência em humanização e acolhimento", disse Bárbara Albuquerque, gerente da unidade hospitalar.