07/12/2023 14:17 | SaúdeTransporte

Hospital de Emergência do Agreste integra rede de apoio para fortalecer prevenção a acidentes de trânsito

Grupo formado por vários órgãos visa reduzir os acidentes de trânsito, que impactam na assistência prestada pelo maior hospital público do interior de Alagoas

Representantes das entidades que integram a Rede Integrada de Apoio à Vida discutiram estratégias para reduzir acidentes de trânsito

José Gabriel / Ascom Sesau

Tony Medeiros / Ascom Sesau

A prevenção aos acidentes de trânsito recebe atenção especial neste fim de ano, uma vez que as saídas de festas de confraternização tiram o sono das autoridades que lidam diretamente com a segurança viária. Diante deste cenário, foi criada em Arapiraca a Rede Integrada de Apoio à Vida, que tem como integrante o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), unidade que recebe feridos em acidentes de trânsito ocorridos no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O objetivo da rede, coordenada pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), por meio do promotor de Justiça Rogério Paranhos, é reduzir o número de acidentes de trânsito na região onde está situada a segunda maior cidade de Alagoas. Para isso, serão realizadas ações integradas envolvendo diversos órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), Operação Lei Seca e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).

Para isso, foram planejadas atividades educativas e de fiscalização na região de Arapiraca. Estas ações vão se multiplicar visando prevenir acidentes durante o período festivo de fim de ano, e vão se expandir ao longo de 2024, conforme destaca o promotor de Justiça Rogério Paranhos. Ele enfatiza a necessidade de promover a paz no trânsito, destacando a importância da cooperação entre as instituições envolvidas.

“A proposta de Rede Integrada de Apoio à Vida, onde várias instituições participam, a exemplo do Hospital de Emergência do Agreste, é desencorajar práticas perigosas, como dirigir sob o efeito de álcool. Através desta ação integrada, atuaremos com medidas punitivas efetivas, incluindo a suspensão da habilitação e apreensão do veículo”, afirma o promotor de Justiça Rogério Paranhos.

O papel do HEA

O HEA participa da Rede Integrada de Apoio à Vida por ser a unidade para atender as pessoas feridas em acidentes de trânsito em Arapiraca e região. Diante do grande número de atendimentos registrados diariamente, principalmente envolvendo motociclistas, são promovidas ações internas de conscientização sobre trânsito seguro. Como parte integrante da rede, poderá contribuir ativamente para a promoção de um trânsito mais seguro em Arapiraca, com o objetivo de preservar vidas.

“A criação desta rede integrada facilitará muito o nosso trabalho, com a diminuição da violência no trânsito. É uma iniciativa muito boa do Ministério Público. Nós vemos o aumento no volume de acidentes, muitos deles acidentes graves, impactando no nosso atendimento, impactando na assistência. A rede vai envolver vários agentes para atuar em várias frentes, com a intenção de minimizar esta realidade. Trabalhamos incansavelmente para salvar vidas, mas é preciso que haja uma ação efetiva e a sociedade precisa estar consciente dos riscos que cada um corre, principalmente quando escolhe misturar álcool e condução de veículos”, afirmou o diretor-médico do HEA, Vanderly Oliveira.