12/06/2023 18:29 | Saúde

Hospital de Emergência do Agreste alerta sobre acidentes de trânsito queimaduras no período junino

Mistura de álcool com direção e a tradição de fogueiras e fogos de artifício durante os festejos estão entre as principais causas de lesões graves nessa época do ano


Profissionais de saúde atenderam mais de 800 vítimas de acidentes de trânsito em junho de 2022

José Gabriel / Ascom Sesau


Tony Medeiros / Ascom Sesau

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, alerta a população em relação à mistura de direção e ingestão de bebidas alcoólicas durante o período junino e, também, sobre os riscos de queimaduras provocadas por fogos de artifício. De acordo com dados da maior unidade hospitalar do interior de Alagoas, em junho de 2022 foram atendidas 4.305 pessoas e, deste total, 844 foram acolhidas em razão de acidentes de trânsito; e 32 pacientes foram assistidos em decorrência de queimaduras.

 

"São muitos eventos, shows, nas cidades e as pessoas precisam estar atentas para evitar consumir bebida alcoólica e misturar com direção. Tem que ter consciência sobre a segurança de cada um. Viaja de uma cidade para outra para curtir um show, vai com familiares e amigos e se empolga na bebida. O correto é deixar sempre uma pessoa como motorista da vez, sem beber, para que todos voltem para casa em segurança", alertou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.

 

"Imagine um pai ou mãe ver os filhos saindo para uma festa e depois receber a ligação de que sofreram algum acidente porque beberam e saíram de moto ou de carro. É triste, mas é uma realidade. Então, é preciso cada um entender como pode ajudar a evitar acidentes e tragédias", acrescentou a diretora.

 

Queimaduras


Com relação às queimaduras, o fato de grande parte da população manter a tradição da fogueira e dos fogos de artifício acende o sinal de alerta para os profissionais do HEA. "Muita gente sofre queimaduras na hora de acender a fogueira ou porque decide fazer alguma brincadeira perto do fogo. Há também os casos de manuseio errado dos fogos de artifício, provocando queimaduras. E ainda registramos os casos em que a pessoa ingere bebida alcoólica, perde o medo e se empolga diante de amigos e familiares, e tenta fazer algo perto da fogueira, perde o equilíbrio e sofre queimaduras. Pedimos o bom senso e os cuidados com a segurança", apelou Bárbara Albuquerque.

 

O Hospital de Emergência do Agreste atende a II Macrorregião de Saúde de Alagoas, composta por municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de receber também pacientes provenientes de municípios de outros estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe.