11/02/2022 13:00 | Saúde

Hospital da Mulher retoma serviços do Ambulatório de Hormônio Transição nesta sexta (11)

Atendimentos estavam ocorrendo anteriormente no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA)


Carla Cleto


Ruana Padilha

Os serviços no Ambulatório de Hormônio Transição do Hospital da Mulher Dra. Nise da Silveira, localizado no bairro Poço, em Maceió, voltou a funcionar na unidade nesta sexta-feira (11). Em razão da Covid-19, as atividades estavam ocorrendo anteriormente no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária.

Para agendar avaliação e consultas com especialistas, os interessados podem ligar para o telefone 3131-1397, de segunda a sexta- feira, no horário das 7h às 18h. Na unidade, os pacientes recebem assistência com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de Enfermagem, Psicologia e Serviço Social e médicos especializados em Ginecologia, Urologia, Proctologia, Mastologia e Endocrinologia. O Ambulatório de Hormônio Transição também assegura exames de imagem e laboratoriais, que são realizados no próprio hospital.

O secretário executivo de Ações de Saúde da Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), Marcos Ramalho, ressalta que o Ambulatório de Hormônio Transição garante assistência qualificada aos usuários. “O Ambulatório assegura ao usuário um atendimento com médico especialista, que vai ajudar na hormonização, transição e auxiliá-lo em outras patologias, além de garantir a ele tratamento integral”, explica.

Marcos Ramalho lembra, também, que identidade de gênero não é apenas uma questão de saúde pública, mas envolve questões pertinentes à saúde mental e a atenção a outras vulnerabilidades que afetam essas pessoas. "O Ambulatório de Hormônio Transição foi o primeiro a aberto no Estado 100% pelo SUS [Sistema Único de Saúde]. Por isso, a unidade visa trazer a dignidade e resgatar a autoestima dos usuários, que muitas vezes foram negligenciados. Atuamos para garantir o acesso aos serviços e o combate à homofobia e a transfobia”, ressalta.

Para a supervisora de Assistência Social do HM, Marta Antônia Lima, o Ambulatório de Hormônio Transição assegura aos usuários atendimento qualificado e seguro. “Acolher e atender as necessidades dessas pessoas que precisam de hormônio transição e que estão à margem do serviço de saúde é de grande importância. O Ambulatório de Hormônio Transição conta com profissionais habilitados, que asseguram o tratamento de forma qualificada e segura, pois esse tipo de intervenção, muitas vezes, é com pessoas que estão fazendo tratamento por conta própria e que não são seguros”, disse.

Direitos LGBTQIAP+ – A criação do Ambulatório de Hormônio Transição do HM, levou em consideração a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, instituída pela Portaria nº 675, do Ministério da Saúde, em 2006. Este documento menciona, explicitamente, o direito ao atendimento humanizado e livre de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, a todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria visa também o uso e a inclusão do nome social de travestis e transexuais nos registros dos serviços públicos de saúde, bem como, o combate à LGBTFOBIA.