04/01/2024 14:05 | Saúde

Hospital da Mulher atende mais de 200 mil pessoas em 2023

Unidade é especializada na saúde da mulher e assistência materna infantil


Marco Antônio / Agência Alagoas


Ruana Padilha / Ascom Sesau

Especializado no cuidado da saúde da mulher alagoana e na assistência materna e infantil, o Hospital da Mulher Drª Nise da Silveira (HM), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), registrou, em 2023, 241.472 atendimentos. Ao todo, a unidade hospitalar realizou 3.637 partos, sendo 2.066 normais e 1.571 cesárias; 1.274 cirurgias eletivas, 14.373 atendimentos ambulatoriais e 222.188 exames laboratoriais.


A diretora-geral do HM, Yarin Rocha, ressalta que os números alcançados são frutos de um trabalho humanizado e que a unidade ganhou uma abrangência muito maior do que foi idealizado na sua criação, se tornando um hospital de referência para saúde da mulher alagoana com pluralidade de serviços ofertados, ampliando sua rede de atendimento.


“Devemos nossos excelentes resultados a dedicação ofertada aos usuários por nossos colaboradores devidamente capacitados para prestar um atendimento humanizado, bem como, a parceria e apoio da Secretaria de Estado da Saúde e do Governo de Alagoas. Todos os serviços ofertados estão disponíveis para a população alagoana devendo ser agendados diretamente junto às unidades básicas municipais”, enfatizou.


Para 2024, a diretora destaca a criação de novos programas para unidade além de manter o compromisso com a população alagoana com atendimentos humanizados e de qualidade. “Nossa expectativa é manter o padrão de excelência nos atendimentos e desenvolver os serviços em nosso hospital, para melhor atender a nossa população alagoana”, disse.


Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, a unidade hospitalar é um marco no cuidado da saúde da mulher alagoana e na assistência materna e infantil, que passou a ter um hospital referência na assistência feminina. “Desde 2019, as mulheres alagoanas sabem que podem contar com uma unidade hospitalar exclusiva para assisti-las, seja no caso de um problema de saúde ou no momento mais sublime da vida de uma mulher, que é o nascimento de um filho”, salientou o gestor da saúde estadual.


O Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira possui 117 leitos e tem o quadro composto pelas especialidades ginecologia clínica, cirúrgica e planejamento familiar, uroginecologia, mastologia, proctologista, cirurgia-geral, otorrinolaringologia, cardiologia, cardiopediatria, endocrinologia, psicologia e colposcopia. A unidade também conta com fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, supervisores, técnicos de laboratório, técnicos de radiologia, biomédicos e pessoal de apoio administrativo.