25/09/2023 10:56 | Saúde

Hospital da Criança recebe estudantes de medicina da Uncisal para estágio supervisionado

Esta é a primeira turma a ingressar na unidade hospitalar; atividades terão duração de quatro semanas


Estudantes de medicina recebem orientações sobre estágio no Hospital da Criança

Eduardo Almeida / Ascom Uncisal


Eduardo Almeida / Ascom Uncisal

Esta segunda-feira (25) começou com novos desafios para estudantes de medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que iniciaram o estágio supervisionado no Hospital da Criança nesta manhã. Essa é a primeira turma de acadêmicos de medicina a ingressar na unidade hospitalar, e a previsão é que as atividades no local tenham duração de quatro semanas.

 

Samara Valentim, acadêmica do 10º período de medicina, relata que esta será a sua primeira experiência em um hospital voltado exclusivamente para crianças. De acordo com ela, até então, as suas vivências nesse campo estavam voltadas para a área ambulatorial. “Na universidade, a disciplina foi ministrada de forma a despertar nosso interesse. Então, a expectativa é muito grande”, explica.

 

Para Matheus Duarte, também estudante do 10º período de medicina da Uncisal, estagiar no Hospital da Criança vai garantir experiência para que ele possa lidar com o público infantil no futuro. “Esperamos [com o estágio] uma nova visão da pediatria, que é a parte de enfermaria. Isso vai nos proporcionar um conhecimento mais prático e nos formar profissionais com múltiplas vivências”, revela.

 



O acadêmico destaca que, ao longo de sua formação, teve a oportunidade de atuar nas áreas de saúde mental, de ginecologia e obstetrícia e de traumatologia. “Durante a nossa formação, nós passamos por diversas áreas e unidades. Nossos estágios, até então, foram no Hospital Escola Portugal Ramalho, no Hospital da Mulher e no Hospital Geral do Estado”, conclui o estudante de medicina.

 

No Hospital da Criança, os acadêmicos foram recepcionados pela professora da Uncisal e assessora técnica docente Rafaela Sampaio. Coube a ela fazer a apresentação da unidade e explicar o funcionamento do estágio. Os acadêmicos ficarão no hospital de segunda à sexta-feira, de 7h às 13h, onde terão a oportunidade de acompanhar atividades teóricas e práticas, como discussões de casos clínicos.

 

“Para a formação deles, aqui, temos muitas peculiaridades em relação às patologias que acometem as crianças. É uma experiência diferente daquelas que eles vivem em outros campos, como no HGE ou no Ambulatório Especialidades. Além disso, aqui os estudantes serão acompanhados pelos melhores pediatras do estado por quatro semanas. Sem dúvidas, será uma vivência muito rica”, conclui Rafaela Sampaio.



 

HOSPITAL DA CRIANÇA

 

O Hospital da Criança é um complexo hospitalar destinado a implementação da linha de cuidado em pediatria e conta com serviços ambulatoriais e hospitalares especializados no atendimento à criança. Os atendimentos na unidade acontecem via regulação de casos de média e alta complexidade dos 102 municípios alagoanos.