02/05/2022 14:08 | Saúde

Hospital da Criança realiza quase 200 atendimentos no primeiro mês de funcionamento


Hospital da Criança dispõe de 64 leitos, sendo 54 Clínicos e 10 de UTI Pediátrica

Carla Cleto / Ascom Sesau


Bia Alexandrino / Ascom Sesau

Inaugurado há um mês, o Hospital da Criança (HC), localizado no bairro Jacintinho, em Maceió, realizou 198 atendimentos, sendo 66 internações hospitalares e 132 consultas ambulatoriais. A unidade, que atende exclusivamente via regulação, conta com leitos de Enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 17 especialidades médicas no ambulatório e atendimento para crianças vítimas de violência, tudo via regulação.




O diretor do Hospital da Criança, João Lourival, afirma que o HC foi construído com o intuito de expandir a Rede de Assistência Pediátrica alagoana e atender a criança em sua integralidade. A unidade recebe pacientes a partir dos 29 dias de vida até os 14 anos de idade. “Neste primeiro mês de funcionamento, ficou claro que o Hospital da Criança é essencial na redução das demandas ambulatoriais e cirúrgicas existentes, reduzindo a morbimortalidade do Estado de Alagoas”, esclareceu.

 

Atendimento Via Regulação

 

Vale lembrar que o atendimento no Hospital da Criança é realizado via regulação, pois a unidade não é porta aberta. O fluxo de regulação de leitos segue o proposto pela Regulação Estadual de Leitos para todas as unidades hospitalares do Estado. As portas de entradas são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou urgências e emergências de hospitais da capital e interior do Estado.



 

A unidade hospitalar conta com 64 leitos, sendo 54 clínicos e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica, além de duas salas de cirurgia e área para o atendimento às vítimas de violência sexual. O HC dispõe, ainda, de Centro de Diagnóstico por Imagem – com ultrassonografia, ecocardiografia e raios-x, laboratório de análises clínicas, agência transfusional, sala de reposição enzimática, serviço de nutrição e dietética e um lactário.