09/02/2023 09:46 | Saúde

ACOLHIMENTO

HGE salva a vida de mãe que sofreu grave doença

Anna Schirlly foi admitida com quadro de saúde gravíssimo e agora se recupera em enfermaria


Equipe multidisciplinar atuou de forma ágil e eficiente para restabelecer a saúde da consultora de vendas

Thallysson Alves / Ascom HGE


Thallysson Alves / Ascom HGE

Salvar vidas. Esse é o foco de quem trabalha no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Seja qual for o setor, independente da área de atuação, o pensamento é sempre esse. Há a compreensão de que todos os esforços resultam na agilidade do acolhimento e eficiência na resolução dos mais variados casos. E foi assim que aconteceu com a consultora de vendas Anna Schirlly Tizey Cipriano, de 41 anos, que precisou do atendimento de emergência quando menos esperava.

 

Ela chegou à principal unidade de urgência e emergência de Alagoas no dia 17 de dezembro, às 12h39, com intensa dor abdominal de causa desconhecida. Essa admissão não está na memória de Anna, pois ela conta que desmaiou na ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando era transferida de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital que realizou o primeiro atendimento.



 

“Eu ia trabalhar à tarde, mas não pude, por não conseguir sair do banheiro. Tinha muitos gases, diarreia e dores abdominais. Avisei a minha gerente e ela me permitiu folgar. Achava que iria passar com uma medicação, mas nada me fazia melhorar. Na UPA comecei a vomitar e isso me deixou ainda mais angustiada. Comecei a me sentir fraca e lembro que na ambulância reclamava de muitas dores. Na porta do HGE desmaiei”, relatou a paciente.

 

Nesse momento, uma equipe multidisciplinar agiu de forma ágil e emergencial para restabelecer a saúde da consultora de vendas. Quando estabilizada na área vermelha, foi levada ao centro cirúrgico para uma laparotomia exploradora e, em seguida, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesse último setor, Anna acordou confusa, sem entender onde estava, mas compreendeu que todos cuidavam dela.

 

“Aos poucos fui voltando e soube que estive por dias dormindo. Ainda estou assimilando todo esse período, mas fiquei muito emocionada quando recebi a visita do meu esposo e da minha irmã, que me cercaram de amor e informaram que existiu uma corrente de orações, inclusive de pessoas que nem me conhecem. Estou muito grata com a assistência que o HGE me deu, principalmente aqui na UTI, que é onde estou podendo sentir todo o carinho, acolhimento, atenção e segurança”, compartilhou Anna Schirlly Cipriano, que é mãe de dois filhos.

 

De alta da UTI, uma nova etapa se inicia pelo restabelecimento da saúde de Anna Schirlly. Em enfermaria, ela continua recebendo os cuidados necessários para a futura desospitalização com segurança. Apesar da etiologia ainda estar por esclarecer, sabe-se que ela sofreu também uma Hemorragia Digestiva Alta (HDA) e seu quadro de saúde foi gravíssimo.

 

“Nós temos muita satisfação em dar alta a nossa paciente, que ficou conosco por um período prolongado. Ela foi admitida em uma situação de extrema gravidade, perdeu grande parte do intestino, foi operada, submetida a tratamento de várias infecções graves. Ficou no respirador, foi traqueostomizada. E, hoje, está aqui, em condições de alta, segue para enfermaria, onde receberá os cuidados, em uma linha de continuidade”, disse com emoção a médica intensivista Lis Daniela Pinto.

 

A expectativa de Anna é que possa retornar para casa o mais breve possível. A sua vontade agora é agradecer a Deus e a toda equipe, que não desistiu de encontrar a sua cura. Também pretende visitar todos os colegas das Igrejas que pediram em suas orações pela sua saúde e, principalmente, recuperar a sua rotina de trabalho, de esposa e de mãe.