10/11/2022 18:34 | Saúde

HGE registra queda de 10% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito

De janeiro a outubro deste ano, 4.388 usuários foram assistidos, contra 5.055 no mesmo período de 2021


Hospital é referência na assistência a politraumatizados e vítimas de acidentes

Carla Cleto / Ascom Sesau


Thallysson Alves / Ascom Sesau

Referência na assistência a pacientes politraumatizados e feridos em acidentes de trânsito, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, registrou redução de 10% no percentual de atendimentos relacionados a esta modalidade. Enquanto de janeiro a outubro de 2021 foram atendidas 5.055 pessoas, no mesmo período deste ano a unidade hospitalar contabilizou 4.388 usuários assistidos.


Dos pacientes atendidos no HGE nos primeiros dez meses deste ano, em razão de ferimentos causados por acidentes de trânsito, 1.954 se lesionaram em colisões, 1.710 em acidentes com motociclistas, 397 em atropelamentos, 214 em quedas de bicicleta e 113 em capotamentos. Por outro lado, em todo o ano passado, o HGE registrou 6.115 atendimentos a pacientes feridos em acidentes de trânsito, sendo que 2.574 se feriram em acidentes com motociclistas, 2.301 em colisões, 628 em atropelamentos, 433 em quedas de bicicleta e 179 em capotamentos.


De acordo com o cirurgião geral do HGE, Álvaro Bulhões, a redução não pode ser celebrada, devido ao número ainda expressivo de casos, visto que todos poderiam ser evitados com mais prudência. Ele ressalta a importância de se adotar cuidados preventivos com o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e com o respeito ao Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que tornam o tráfego de veículos e pedestres mais seguro.


“Estamos nos aproximando do fim do ano e muita gente já está organizando as suas confraternizações. Automaticamente, isso contribui para o deslocamento de pessoas em horários considerados mais tranquilos nas vias públicas da cidade. São nesses momentos que as pessoas não percebem uma situação de risco, que, inclusive, também surge de forma inesperada. Por isso, é importante conduzir o veículo de forma defensiva”, recomendou o médico.