12/05/2023 15:29 | Saúde

HGE realiza 388 cateterismos e 48 angioplastias nos quatro primeiros meses de 2023

Procedimentos são importantes para o diagnóstico e tratamento de doenças do coração


Procedimentos pouco invasivos permitem ao paciente voltar pra casa em poucos dias

Thallysson Alves / Ascom HGE


Thallysson Alves / Ascom HGE

Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Insuficiência Cardíaca e Arritmias são algumas das doenças tratadas pela equipe da Cardiologia do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, referência no tratamento de doenças do coração. Este ano, de janeiro a abril, a Unidade de Hemodinâmica realizou 388 cateterismos e 48 angioplastias, assegurando que diversos pacientes tivessem a chance de reescrever as suas histórias.

 

Manoel Flor dos Santos tem 65 anos e esteve internado na Unidade de Dor Torácica (UDT). Com um belo sorriso no rosto, ele conta que ficou ansioso para ser transferido logo para a maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas, local que ele ainda não conhecia, mas que representava a sua esperança de superação, uma vez que havia sido diagnosticado o infarto quando internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins.



 

“Não fiquei assustado com o diagnóstico, apesar de ter perdido um irmão pela doença. Acreditei que vindo ao HGE receberia a atenção que eu precisava, e sinto que estou recebendo. Todos me atendem bem, conversam comigo, contam como está a minha saúde e o que eu preciso fazer. Agora estou na expectativa para realizar uma possível cirurgia ou até mesmo que o médico defenda que eu possa seguir com os cuidados em casa, perto da minha esposa e dos meus filhos”, partilhou Manoel, após ter realizado o cateterismo cardíaco.

 

O cardiologista intervencionista e hemodinamicista Hélder Marx destaca que o HGE é referência no Estado em hemodinâmica cardíaca, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  Com o cateterismo, por exemplo, os especialistas conseguem detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, observar se as placas estreitaram ou bloqueiam as artérias coronárias ou se o acúmulo no interior das artérias está restringindo o fluxo de sangue ao coração.

 

“Aqui, realizamos procedimentos para pacientes cardiopatas, que normalmente sofrem infartos. O cateterismo e a angioplastia são procedimentos minimamente invasivos. Inserimos um cateter por meio de vasos do braço ou da perna, chegando ao coração e efetuando os procedimentos. Normalmente, o paciente fica acordado e, na maioria das vezes, poderá voltar para casa com segurança em poucos dias”, afirmou o médico.

 

Já a angioplastia é um procedimento percutâneo no qual é inserido um cateter que conduz um Stent até o local onde está a obstrução da artéria. Ela pode ser realizada logo após a realização do cateterismo, desde que as condições clínicas do paciente viabilizem a sua realização.

 

“O HGE tem ido além de salvar vidas. Ele tem devolvido às pessoas a alegria de retornarem aos seus lares, tem buscado diminuir o agravamento de sequelas e fornecido orientações sobre os cuidados necessários para uma vida saudável. Nós acreditamos que podemos sempre fazer mais pelos nossos pacientes, e é nisso que estamos debruçando todos os dias, em cada reunião, em cada decisão que tomamos”, afirmou o diretor Fernando Melro.



 

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou a importância do Serviço de Hemodinâmica do HGE, que vem recebendo investimentos nos últimos meses e, com isso, ampliando a assistência aos pacientes.

 

"Realizamos alterações no fluxo, estamos investindo em recursos humanos e adquirindo novos equipamentos de ponta, como um segundo aparelho de Hemodinâmica, para assegurar que mais alagoanos possam ser assistidos ao mesmo tempo, reduzindo o tempo de internação e salvando mais vidas", destacou o gestor da saúde estadual.