18/12/2023 15:53 | SaúdeEducação

HGE promove oficina de culinária natalina para crianças da pediatria

Projeto incentiva a alimentação saudável de forma criativa às crianças


Nutricionistas do HGE orientam que pais devem priorizar comidas saudáveis, e, sempre que possível, produzir os alimentos na companhia das crianças

Beatriz Castro / Ascom Sesau


Neide Brandão / Ascom Sesau

Durante as festividades natalinas, muitas comidas gostosas – mas nem tão saudáveis – são colocadas à mesa. Que tal, então, produzir guloseimas saborosas e nutritivas? Com este intuito, o Hospital Geral do Estado (HGE) realizou a Oficina Culinária Natalina para as crianças da pediatria.

 

Além de representar uma ação de humanização, a iniciativa possibilitou ensinar às crianças e às mamães comidas como o brigadeiro de macaxeira. Uma guloseima que agrada ao paladar dos pequeninos, conforme destaca a nutricionista do HGE, Rosemary Caldas.

 

De acordo com ela, que é responsável pelas Oficinas de Culinária da Pediatria do HGE, basta juntar cinco ingredientes para produzir a guloseima queridinha das crianças e de muitos adultos. “É fácil e super prático. As próprias crianças podem fazer a junção, deixando para os adultos apenas a parte do fogo, evitando assim acidentes e queimaduras”, alertou.

 

Realizada mensalmente, a oficina é destinada a todas as crianças internadas na Pediatria, e seus responsáveis são convidados. Durante a atividade, a nutricionista e sua equipe mostram como pode ser divertida a preparação de um cardápio saudável. 

 

De forma criativa, também há espaço para a apresentação de novas ideias de cardápios, podendo corresponder a temática do mês. O projeto conta com a participação de estudantes universitários do Cesmac e Unima Alagoas. “A alimentação saudável é um ensinamento que precisa ser repassado. Ficamos muito felizes por colaborar com a educação alimentar desses pequenos”, ressaltou a acadêmica Gisela Marinho.

 



De acordo com Rosemary Caldas, as oficinas podem representar muito na educação nutricional das crianças internadas. "Procuramos, de forma lúdica e criativa, apresentar a importância da alimentação saudável, trazendo aprendizados para os pequenos e seus responsáveis, incentivando, assim, uma vida mais saudável após a alta hospitalar", ressaltou a nutricionista.

 

Em tratamento de uma infecção na mão, Pedro Lucas de Lima, de 10 anos, aprovou a receita do brigadeiro de macaxeira. “Eu gostei muito do brigadeiro, vou pedir para minha mãe me auxiliar em casa. Quero fazer quando voltar para casa”, falou sorridente.

 

Receita do Brigadeiro Nordestino de Natal


Ingredientes: 1 xícara de chá de leite em pó integral sem lactose, três colheres de sopa nivelada de chocolate 50%, uma e meia xícara de chá de macaxeira cozida, uma colher de sopa nivelada de manteiga e cinco colheres de sopa nivelada de açúcar mascavo ou demerara.


 

Modo de Preparar: Cozinhe a macaxeira até desmanchar, escorra e amasse, depois deixe reservada. Derreta a manteiga, acrescente a macaxeira e misture bem. Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender do fundo da panela. Modele os docinhos e passe-os no chocolate 50%.