01/06/2022 18:46 | Saúde

HGE passa por reformas e melhorias nos sistemas de segurança

Empresa foi contratada para elaborar projeto de combate a incêndio e pânico


Sesau contratou a empresa Lumar Construtora para elaborar o projeto de combate a incêndio

Carla Cleto


Ascom Sesau

O Hospital Geral do Estado (HGE), localizado no bairro Trapiche, em Maceió, está passando por uma série de reformas estruturais para melhor atender a população e se adequar aos ajustes pedidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), no projeto de combate a incêndio e pânico da unidade.

O projeto foi solicitado em 2018, durante uma visita do CBM/AL ao HGE. Para elaboração do projeto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) contratou a empresa Lumar Construtora e Consultoria, por meio do processo licitatório 2725/19, que foi entregue ao CBM/AL em 2019, através do protocolo n° 15617. A corporação solicitou ajustes, que estão sendo providenciados pela unidade. Além disso, a unidade esclarece que possui alvará da Vigilância Sanitária de Maceió para o funcionamento.

O relatório encaminhado pelo Corpo de Bombeiros aos deputados que integram as comissões de Saúde e de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), sobre o HGE não dispor do projeto de segurança aprovado pela corporação, é de 2021, e antes desta data, o hospital já havia providenciado as adequações pertinentes.

O gerente do HGE, médico Paulo Teixeira, esclarece que não há instalações improvisadas de condicionadores de ar na unidade e que todas as drenagens são feitas por meio de tubulação de forma adequada. Além disso, o hospital está passando por uma série de mudanças estruturais para o benefício dos pacientes.

“Nos últimos dois anos, o HGE vem recebendo inúmeras modificações na sua área física a fim de prestar melhor atendimento à sociedade alagoana, como por exemplo, a reforma completa da área azul, construção do novo centro de imagem, reforma do Serviço de Nutrição e Dietética, reforma e atualização das enfermarias”, salienta o gerente do HGE.