10/04/2023 14:53 | Saúde

HGE, Hospital de Emergência do Agreste e Samu atendem quase 2 mil pessoas no feriadão

Unidades são referência em atendimento de urgência pré-hospitalar e em emergência hospitalar


Samu, responsável pelo atendimento de urgência pré-hospitalar móvel, realizou 857 atendimentos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos, Thallysson Alves e Tony Medeiros / Ascom Sesau

Durante os quatro dias do feriadão da Páscoa, o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atenderam 1.843 usuários. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (10) pelo Núcleo de Processamento de Dados (NPD) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que gerencia os três serviços de urgência pré-hospitalar móvel e de emergência hospitalar.

 

Conforme a Sesau, o HEA realizou o maior número de atendimentos entre os três serviços de saúde, totalizando 511. Deste total, 124 pacientes foram assistidos em razão de acidentes de trânsito, dos quais 86 por terem se envolvido em acidentes com motocicletas. A unidade hospitalar atendeu, ainda, 72 pessoas por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou nariz ou ainda garganta, bem como, 17 pacientes que sofreram agressões corporais, ou por arma branca ou por arma de fogo.

 

O HEA, que é referência para os moradores do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, atendeu ainda 18 pessoas que foram picadas por escorpião e oito que foram mordidas por cachorros. A unidade hospitalar também prestou assistência a 41 pacientes que sofreram queda da própria altura e outros 34 por queda de altura. No feriadão, as equipes de plantão realizaram seis procedimentos cirúrgicos.

 

HGE


Já o HGE, em Maceió, acolheu 475 cidadãos que necessitaram da assistência de Média e Alta Complexidade de Urgência e Emergência. Foram atendidos 300 pacientes que apresentaram casos clínicos, 147 feridos em acidentes, 24 que sofreram agressão, três feridos por queimaduras e um que atentou contra a própria vida.

 

Entre os pacientes assistidos em decorrência de acidentes, 73 tiveram motivações casuais, 68 aconteceram no trânsito e seis durante as atividades de trabalho. Dos socorridos em via pública, 36 foram motociclistas, 28 foram procedentes de colisão, dois foram ciclistas, um era pedestre e foi atropelado, além de um condutor que teve o seu veículo capotado.

 

Ainda durante o Feriadão da Páscoa, as equipes plantonistas do HGE viabilizaram 285 altas, 73 cirurgias, 49 transferências e 46 internações. Entre os casos admitidos neste período, está o de M. L. N. S., de 40 anos, socorrido pelo Samu após forte colisão em Satuba, região Metropolitana de Maceió.

 

“Ele está internado em nossa [UTI] Unidade de Terapia Intensiva, mas antes disso foi avaliado por especialistas na Área Vermelha, submetido a exames de imagem e a procedimentos cirúrgicos de emergência. O paciente sofreu múltiplas fraturas e agora a nossa equipe está empenhada em salvar a vida dele”, informou o supervisor médico do HGE, o ortopedista Rodrigo Melo.

 

Samu


E o Samu, responsável pelo atendimento de urgência pré-hospitalar móvel, realizou 857 atendimentos entre a quinta-feira (6) e às 23h59 do domingo (9). Deste total, foram 442 atendimentos presenciais e 415 orientações médicas via telefone.

 

Dos atendimentos presenciais, 247 foram realizados pela Central Maceió e 195 pela Central Arapiraca, sendo 83 vítimas de acidentes de trânsito assistidas. Já com relação às orientações médicas, relacionadas a casos de engasgos, queimaduras por conta de exposição solar e alguma dor clínica, por exemplo, foram 334 executadas pelo serviço da capital e 81 pela unidade do interior.


Os números de trotes continuam com índices altos e, durante o Feriadão da Páscoa, as duas Centrais receberam 867 ligações indevidas. Do total, 416 chegaram pela Central Maceió e 451 pela Central Arapiraca.

 

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, em mais um Feriadão da Páscoa, as unidades de urgência pré-hospitalar móvel e de emergência hospitalar, mantidas pela Sesau, comprovaram a sua eficiência e o alto nível de resolutividade. 


“Seja no HGE, no HEA e pelo Samu, os alagoanos e turistas que necessitam de atendimento na área de saúde foram assistidos. Um trabalho executado por milhares de profissionais que atuaram de plantão durante os últimos quatro dias, com o intuito de minimizar o sofrimento e salvar a vida daqueles que precisaram de assistência pré-hospitalar”, salientou o gestor.