28/03/2023 15:35 | Meio AmbienteEducação

Herbário MAC inicia Projeto Botânico Mirim em parceria com Ronda no Bairro

Iniciativa acontece em parceria com o Ronda no Bairro; Visitas acontecerão durante três meses com aulas no órgão ambiental e excursões em campo


Clarice Maia / Ascom IMA-AL

A equipe do Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), deu início, na tarde essa terça-feira (28), às atividades do projeto Botânico Mirim. A iniciativa acontece em parceria com o Ronda no Bairro. O curso terá duração de três meses com aulas no órgão ambiental e excursões em campo, voltadas para um grupo de crianças com idades entre 09 e 14 anos.

As crianças receberam um kit totalmente personalizado com camisa, boné, bandana, bolsa e garrafa. Elas percorreram setores do Instituto como o Laboratório de Estudos Ambientais e também receberam informações sobre a flora e a fauna alagoana, sendo recebidos por técnicos.


As crianças que participaram a atividade são moradoras do bairro do Jacintinho, em Maceió e estão envolvidas com o programa Pelotão Mirim, do Ronda no Bairro. Na oportunidade, as crianças têm aulas práticas e teóricas, visitas externas na Laguna Mundaú e Parque do Horto, exame de plantas, entre outras atividades.

O projeto foi idealizado pela equipe do Herbário MAC, um importante centro ativo de pesquisas botânicas do IMA. Os encontros semanais têm previsão de acontecer pelos próximos três meses, com previsão de encerrar no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.