29/08/2023 13:45 | Meio Ambiente

Herbário de portas abertas: IMA recebe estudantes da rede pública de Rio Largo

Ação proporciona conhecimento da biodiversidade da flora alagoana e pode ser agendada online

Estudantes visitam Herbário MAC

Ascom IMA

Laura Nascimento / Ascom IMA

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) recebeu, nesta terça-feira (29), estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Educação Básica Professor Givaldo Moraes Sarmento, do município de Rio Largo. Os alunos visitaram o Herbário Mac e receberam informações sobre as principais características da flora do estado e sua diversidade.

A ação faz parte do Herbário de Portas Abertas, projeto do IMA que disponibiliza a escolas, universidades e grupos da sociedade civil informações sobre 65 mil plantas já catalogadas pelo órgão. Erlande Lins, consultora ambiental e também responsável pelo acolhimento dos visitantes durante o passeio guiado, destaca os principais pontos abordados durante o momento. “Na visita nós explicamos o que é o herbário, para que serve, como a gente funciona, como a gente vê as plantas no nosso estado”, disse a Erlande.

Com uma abordagem adaptada para a idade do público, os alunos conhecem mais sobre a etnobotânica, que explica a interação do homem com a natureza e as produções humanas através dos recursos naturais. Bem como, adquirem conhecimento sobre a herboteca, onde está o acervo catalogado pelo Herbário. Ao final das visitas, as crianças são levadas ao auditório do IMA onde testam seus conhecimentos sobre a visita e recebem brindes.

As crianças se mantiveram muito engajadas com os conteúdos que aprenderam. “Eles fizeram várias perguntas e estavam bastante empolgados. A gente colocou eles para olharem detalhes nas plantas através de uma lupa e a interação final, quando fizemos uma retrospectiva com perguntas e entregamos brindes,  foram os momentos em que eles se mostraram mais animados”, comentou a consultora.

Além das visitas matinais, que podem ser agendadas para os dias de terças, quartas e quintas-feiras, inscrições para palestras também podem ser feitas com o formulário disponibilizado no site: https://encurtador.com.br/bgB67. Caso os visitantes não possam realizar a visitação nos dias disponíveis, o setor pode ser contatado pelo e-mail do Herbário: herbariomac.ima@gmail.com.

As inscrições podem ser realizadas por grupos de no mínimo 5 pessoas e no máximo 35 e devem ser realizadas com pelo menos 15 dias de antecedência. A confirmação é feita pela equipe do herbário, que entra em contato com o responsável pelo e-mail fornecido no agendamento.