28/09/2023 16:57 | Meio AmbienteEducação

Herbário de Portas Abertas: IMA recebe estudantes da rede pública de Estrela de Alagoas

O projeto é uma ação que tem atraído à sede do IMA estudantes de todo o estado


Alunos que participam do Herbário aprendem também sobre os processos de arquivamento e catalogação de plantas

Laura Nascimento (Sob supervisão) / Ascom IMA AL


Laura Nascimento (sob supervisão) / Ascom IMA AL

O Herbário MAC do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) está de portas abertas à visitação pública. Na manhã desta quinta-feira (28), os alunos da Escola Estadual Luiz Duarte, localizada no município de Estrela de Alagoas, conheceram um pouco mais sobre a flora do Estado. 

 

A cidade está localizada no Agreste de Alagoas, e fica a cerca de 150 quilômetros de Maceió. Apesar da longa viagem, os estudantes estavam muito empolgados com a visita. A professora de biologia, Iara Cavalcante, que participou da visitação, explica que a iniciativa é uma oportunidade de unir a teoria à prática. “Eles estão encantados, tenho certeza que essa visita só tem a somar no conhecimento deles e instigar a buscar mais conteúdos”, disse Iara.




Os alunos, que são de diversas turmas do ensino médio da escola, participaram ativamente da visita, fazendo perguntas e observações. Para o diretor da Escola Estadual Luiz Duarte, Jadielson José, a atividade extraclasse também é muito importante para incentivar a preservação ambiental por meio do trabalho desempenhado pelo IMA. 


Além do conhecimento sobre a flora de Alagoas, os alunos que participam do Herbário de Portas Abertas aprendem um pouco sobre os processos de arquivamento e catalogação de plantas, bem como entendem sobre a etnobotânica. O projeto do IMA/AL disponibiliza informações sobre as mais de 65 mil plantas catalogadas pelo órgão.




Os técnicos do Herbário MAC são os responsáveis pelo acolhimento e palestras que são feitas aos visitantes. O herbário é uma coleção de plantas secas destinadas ao estudo científico. Para tanto, elas são processadas seguindo uma sistemática. O Herbário MAC possui a coleção mais representativa da Flora de Alagoas, abrangendo todas as formações ocorrentes no estado, incluindo Unidades de Conservação Federais, Estaduais e Municipais.


Além das visitas, que podem ser agendadas online, inscrições para palestras também podem ser feitas por meio do formulário disponibilizado no site: https://encurtador.com.br/bgB67. A solicitação de visita deve ser realizada com pelo menos 15 dias de antecedência, com turmas de no mínimo 5 e no máximo 35 pessoas.